Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49384
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Eloyse Rayanne | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-18T00:02:45Z | - |
dc.date.available | 2023-03-18T00:02:45Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-16 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Eloyse Rayanne. Relações entre o amor mundi e a educação: reflexões a partir do pensamento de Hannah Arendt. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49384 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho buscou compreender o papel que a educação desempenha no cuidado e na renovação de um mundo comum, sendo esta uma configuração primeira da dimensão do amor mundi tematizado pela cientista política Hannah Arendt. Tal leitura, parte do reconhecimento dos limites dessa experiência no mundo contemporâneo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que a partir de uma abordagem hermenêutica, deteve-se no estudo de trabalhos da autora que abordam essa temática. Destaca-se de modo específico, as obras: Entre o passado e o futuro (2011), e A condição humana (2010). A leitura contou com auxílio de alguns estudiosos da pensadora, de modo especial: Almeida (2011) e (2008), Fávero e Casagranda (org.) (2012), Carvalho (2015), Correia (2010) e Custódio (2012). Objetivando compreender o papel que a educação desempenha no amor ao mundo e as implicações do binômio tradição e autoridade nessa relação, a partir dos estudos arendtianos, percebemos o mundo moderno marcado por um atrofiamento das relações inter-humanas, onde tem início a retirada do mundo para o self. De modo que há a perda do senso comum e da confiabilidade no qual o homem por um longo período da história depositou na autoridade e na tradição. Esse quadro assinala para a autora a crise do mundo moderno. Diante desse cenário, o reconhecimento do mundo como o lar, torna-se uma realidade fragilizada na contemporaneidade, pelo fato dos homens não se encontrarem mais em segurança nesse mundo, o que potencializa o isolamento humano, não havendo mais segurança em relação aos outros homens e ao mundo. Nesse contexto a aposta no amor ao mundo tematizada por Hannah Arendt, enquanto dimensão pelo qual o indivíduo deseja que aquilo que ama permaneça, torna-se a via pela qual é ainda possível apostar na renovação de um mundo comum e na sua permanência para às demais gerações. A educação enquanto lugar de apresentação do mundo para os mais novos, assume uma dupla responsabilidade: pelas crianças (os novos que chegam ao mundo, e que trazem consigo a possibilidade de renovação do mundo através da ação) e pelo mundo (para que seja preservado em certa medida a novidade vicejante que traz cada nova criança, de modo que a história deste não seja rompida, tornando-se ciclos aleatórios que acompanham a história de uma geração e não da humanidade). Assim, é pela educação que decidimos amar o mundo e as crianças, responsabilizando-nos a ponto de conduzir os mais novos à renovação e preservação do mundo comum. | pt_BR |
dc.format.extent | 40p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arendt, Hannah, 1906-1975 | pt_BR |
dc.subject | Amor | pt_BR |
dc.subject | Autoridade | pt_BR |
dc.subject | Tradição (Filosofia) | pt_BR |
dc.title | Relações entre o amor mundi e a educação: reflexões a partir do pensamento de Hannah Arendt. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5345736531155319 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2640094533229805 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work sought to understand the role that education plays in the care and renewal of a common world, being this a first configuration of the dimension of amor mundi themed by the political scientist Hannah Arendt. Such reading part of the on the recognition of the limits of this experience in the contemporary world. A bibliographical research that, based on a hermeneutical approach, stopped focused on the study of the author's works that deal with this theme. It stands out specifically, the works: Between Past and Future (2011), and The Human Condition (2010). The reading had the help of some scholars of the thinker, especially: Almeida (2011) and (2008), Fávero and Casagranda (org.) (2012), Carvalho (2015), Correia (2010) and Custódio (2012). In order to understand the role that education plays in the love of the world and the implications of the binomial tradition and authority in this relation, from the Arendtian studies, we perceive the modern world marked by an atrophy of inter human relations, where the withdrawal of the world begins for the self. Therefore, there is the loss of common sense and reliability in which man for a long period of history has deposited authority and tradition. This picture points to the author the crisis of the modern world. In face of this scenario, the recognition of the world as the home becomes a fragile reality in contemporary times, by the fact that men are no longer secure in this world, which enhances human isolation, there being no more security in relation to other men and the world. In this context, the bet on the love to the world themed by Hannah Arendt, as a dimension through which the individual wishes that what he loves remains, becomes the way by which it is still possible to bet on the renewal of a common world and its permanence for the other generations. Education as a place of presentation of the world to the young, assumes a double responsibility: for children (the new ones who come into the world, who bring with them the possibility of renewal of the world through action) and the world (so that it is preserved to a certain extent of the flamboyant novelty that each new child brings, so that the child's history is not broken, becoming random cycles that accompany the story of a generation and not of humanity). Thus, it is through education that we decide to love the world and children, making them responsible for leading the younger to the renewal and preservation of the common world. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEREIRA, Eloyse Rayanne.pdf | 801,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons