Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49376

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Daniel da Rocha-
dc.contributor.authorFELIPE, Dayvson da Silva-
dc.date.accessioned2023-03-17T13:55:57Z-
dc.date.available2023-03-17T13:55:57Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.date.submitted2023-03-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49376-
dc.description.abstractAs discussões que permeiam o currículo se estabelecem enquanto fulcrais no processo formativo de professores, é possível estabelecer que o currículo orienta o percurso adotado nas instituições de ensino superior e para além disso, se estabelece enquanto um instrumento político e que exerce determinado poder nas relações de ensino-aprendizagem, compreendendo esse contexto, foi adotado enquanto corpus de análise do estudo o PPC do Curso de Licenciatura em Educação física CCS-UFPE, construído no ano de 2011. Considerando os pontos abordados, o objetivo deste estudo consiste em analisar a estruturação do currículo do curso de licenciatura em Educação Física CCS-UFPE. O estudo possui uma abordagem qualitativa, utilizando enquanto recurso metodológico a análise documental e enquanto método analítico dos dados obtidos a análise textual discursiva (ATD). Através das categorias elencadas para a análise os resultados apontam um currículo pautado em uma perspectiva crítica, democrática, inovadora e humanizada reconhecendo o papel social e potencial transformador da educação física, atendendo às diretrizes estabelecidas pelo MEC vigentes no período de sua elaboração no que se refere a carga horária; competências docentes e na dinâmica curricular. Por fim é possível concluir que, considerando o lapso temporal de sua elaboração e as diretrizes mais atuais, o currículo se encontra desatualizado e carece de reflexões referente às disciplinas ofertadas considerando as demandas da Base Nacional Comum Curricular - BNCC para a Educação Física.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação Inicialpt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógicopt_BR
dc.titleAnálise curricular do curso de licenciatura em educação física CCS-UFPE: reflexões sobre o processo formativo de professorespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0579312322117874pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5673831264022461pt_BR
dc.description.abstractxThe discussions that permeate the curriculum are established as central to the formative process of teachers, it is possible to establishes that the curriculum guides the path adopted in higher education institutions and, in addition, it establishes itself as a political instrument that exerts certain power in relations of teaching-learning, understanding this context, the PPC of the Degree Course in Physical Education CCSUFPE, built in 2011, was adopted as the corpus of analysis of the study. Considering the points discussed, the objective of this study is to analyze the structuring of the curriculum of the degree course in Physical Education CCS-UFPE. The study has a qualitative approach, using document analysis as a methodological resource and discursive textual analysis (DTA) as an analytical method of the data obtained. Through the categories listed for the analysis, the results point to a curriculum based on a critical, democratic, innovative and humanized perspective, recognizing the social role and transforming potential of physical education, adapting the guidelines established by the MEC in force in the period of its elaboration with regard to the workload; teaching skills and curricular dynamics. Finally, it is possible to conclude that, considering the time lapse of its elaboration and the most current guidelines, the curriculum is outdated and lacks reflections regarding the subjects offered considering the demands of the BNCC for Physical Education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2243-1157pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Dayvson da silva felipe.pdf557,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons