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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49302

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Título: As inovações presentes nas micro e pequenas drogarias do município de Caruaru- PE : uma análise voltada para as capacidades de gestão e comercialização
Autor(es): SANTOS, Jucélia Ivonete dos
Palavras-chave: Desenvolvimento organizacional – Caruaru (PE); Microempresas - Administração; Pequenas e médias empresas - Administração; Farmácias, drogarias, etc - Administração; Capacidade administrativa; Indústria de serviços – Comercialização
Data do documento: 29-Nov-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Jucélia Ivonete dos. As inovações presentes nas micro e pequenas drogarias do município de Caruaru- PE: uma análise voltada para as capacidades de gestão e comercialização. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) desempenham um papel importante para a economia, principalmente para a geração de empregos. No entanto, tais empresas também estão incluídas em organizações que precisam manter sua capacidade inovativa. Desse modo, com o intuito de destacar as atividades e o processo de inovação, o presente estudo teve como objetivo discorrer sobre o processo inovativo das micro e pequenas empresas do ramo de drogarias situadas no município de Caruaru-PE por meio da análise das suas capacidades de gestão e comercialização. Para tanto, o tipo de pesquisa que melhor se adequa ao fenômeno em estudo é a de natureza descritiva, com enfoque analítico qualitativo. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevistas semiestruturadas desenvolvido pela autora baseando-se no estudo de Reichert, Camboim e Zawislak (2015) e conforme protocolo de pesquisa elaborado ao longo do estudo. As entrevistas foram realizadas entre os meses de fevereiro a abril de 2022, com 6 gestores de seis drogarias do município de Caruaru-PE. Os resultados mostram que as habilidades e rotinas gerenciais e de comercialização que ajuda afastar as drogarias das ameaças do comércio contribuem para a capacidade de inovação, replicando a teoria de que os elementos que auxiliam a pequena empresa a enfrentar a concorrência são mais de ordem operacional e comportamental, em vez dos recursos materiais e estratégicos típicos das grandes redes. Ou seja, as práticas inovadoras como a valorização do bom relacionamento com clientes e fornecedores, o compartilhamento da divisão internas de tarefas, decisão de forma coletiva e melhorias reativas, é fundamental para conseguir vantagem competitiva dentro do setor. Com isso, conclui-se que nas micro e pequenas empresas, a inovação pode ser percebida em várias ações desenvolvida dentro da organização, como, nos processos de decisão, nas mudanças estruturais, em novas ideias e criatividade, como também nas melhorias no serviço prestado e no cuidado com os clientes e fornecedores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49302
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

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