Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49291
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VIEIRA, Anco Márcio Tenório | - |
dc.contributor.author | BERNARDINO, Andressa Lira | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-08T14:19:15Z | - |
dc.date.available | 2023-03-08T14:19:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-24 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-04 | - |
dc.identifier.citation | BERNARDINO, Andressa. Tensões acerca da escrita de mulheres : uma leitura da obra crítica de Ana Cristina Cesar. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Bacharelado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49291 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende aproximar-se da voz crítica de Ana Cristina Cesar, poeta e crítica de literatura, para compreender quais suas impressões sobre a escrita de mulher. Nisto, adentramos em um jogo proposto pela própria autora no ensaio Literatura e mulher: essa palavra de luxo, publicado na revista Almanaque – cadernos de literatura e ensaio, em 1979. Nesse texto, a dinâmica adotada pela autora consiste na elaboração de uma série de fragmentos compostos por um processo de colagem de outros textos, que são referenciados ao final por uma lista intitulada dramatis personae. Diante disso, nesta pesquisa, propomos o percurso de verificação dessa lista para discussão de cada fragmento, assim entrecruzando informações e contemplando essas escolhas estruturais em busca de uma compreensão sobre literatura e mulher. Com isso, nos questionamos: como se dá, por parte da autora, a elaboração de um pensamento em torno do tema escrita de mulher? A partir da estrutura fragmentada do texto, o que é possível depreender sobre esse assunto? Nisso, nos apoiaremos nas ideias de Pontes (2020), Camargo (2003; 2010) e Boaventura (2007) para mapear o exercício crítico de Ana Cristina; e também utilizaremos Branco (1991) como forma de debater alguns pontos sobre escrita feminina destacados nos fragmentos. Vale ressaltar que, neste processo, não intentamos inflacionar a interpretação do texto escolhido para análise, mas observá-lo dentro de suas limitações e proposições. | pt_BR |
dc.format.extent | 43 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Escrita de mulher | pt_BR |
dc.subject | Crítica literária | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.title | Tensões acerca da escrita literária de mulheres : uma leitura da obra crítica de Ana Cristina Cesar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6368567601879136 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7057435020772106 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper aims to approach the critical voice of Ana Cristina Cesar, poet and literature critic, to understand what are her impressions about women's writing. In doing so, we enter a game proposed by the author herself in the essay Literatura e mulher: essa palavra de luxo, published in Almanaque – cadernos de literatura e ensaio, in 1979. In this text, the dynamic adopted by the author consists in the elaboration of a series of fragments composed by a collage process of other texts, which are referenced at the end by a list entitled dramatis personae. At that, in this research, we propose the verification route of this list for the discussion of each fragment, thus intertwining information and contemplating these structural choices in search of an understanding of literature and women. With this, we ask ourselves: how does the author develop a thought around the theme of women's writing? From the fragmented structure of the text, what can be deduced about this subject? In this, we will rely on the ideas of Pontes (2020), Camargo (2003; 2010) and Boaventura (2007) to map the critical exercise of Ana Cristina; and we will also use Branco (1991) as a way to discuss some points about female writing highlighted in the fragments. It is noteworthy that, in this process, we do not intend to inflate the interpretation of the text chosen for analysis, but to observe it within its limitations and propositions. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
organized (1).pdf | 355,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons