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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49279
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FRANCO, Maria Joselma do Nascimento | - |
dc.contributor.author | SILVA, Marcia Batista da | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-07T16:43:06Z | - |
dc.date.available | 2023-03-07T16:43:06Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcia Batista da. A produção dos saberes docentes na contingência pedagógica: necessidades formativas e a indução profissional de professores iniciantes. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49279 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa situa-se nas discussões acerca da formação de professores iniciantes. Tomamos como objeto de estudo “os saberes docentes emergentes da contingência pedagógica, advindos das necessidades formativas dos professores iniciantes e alimentadores da indução profissional” desenvolvido no PPGEduC/UFPE-CAA. Como questão de pesquisa: quais os saberes docentes emergentes da contingência advindos das necessidades formativas dos professores iniciantes que contribuem para a indução profissional? E o objetivo geral: Analisar os saberes docentes emergentes da contingência pedagógica, advindos das necessidades formativas dos iniciantes, que contribuem para a indução profissional. Fundamentamos para discutir os saberes docentes em Tardif (2014), Gauthier (2006), Borges (2004) e Cunha (2007); contingência pedagógica a concebemos enquanto o movimento de imprevisibilidade experienciado no contexto escolar, formação cognitiva-inventiva com Dias (2009); necessidades formativas conforme Ramalho e Núñes (2011), Bandeira (2014), Sousa, Rocha, Oliveira e Franco (2020); indução profissional em Wong (2020), Roldão (2012), Cruz, Farias e Hobold (2020); e professores iniciantes com Carlos Marcelo (1999), Mendonça (2019), Huberman (1995), Almeida, Reis, Gomboeff e André (2020) e Silva (2021). A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa (LUDKE e ANDRÉ, 2018). Os procedimentos para a produção dos dados deram-se a partir da análise documental, do questionário via google formulário (GIL, 2008), do grupo de discussão (MEINERZ, 2011) e das sessões de intervenção (GOUVEIA, 2020). Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo, via categorização (MORAES, 1999). Os resultados, a partir do objetivo de “identificar os saberes docentes emergentes da contingência pedagógica, advindos das necessidades formativas dos iniciantes”, são: “o diálogo, a conscientização, o ensino com vistas à autonomia, a versatilidade em alternar materiais didáticos, o despertar a vontade de aprender por meio de estratégias pessoais dos professores, em que esses saberes se manifestam também através de atividades que instiguem a criatividade, a conscientização e a humanização dos estudantes”. Quanto a “descrever as necessidades formativas dos professores iniciantes”, estas são: “falta de conhecimento sobre a tecnologia, ausência de acompanhamento dos responsáveis e devolutiva de atividades, o choque de realidade com a docência, inexistência de internet e ambiente propício ao estudo, a exclusão digital e a busca de estratégias para cativar os estudantes às aulas”. E em relação a “contribuir com as proposições de ações alimentadoras da indução profissional de iniciantes no contexto da rede”, estas se expressam nas “sessões de formação que mobilizaram a retomar os elementos desafiadores de ingresso e permanência na profissão, potencializando a criticidade, reflexão, capacidade auto formativa e a reinvenção das participantes”. Diante do exposto, explicitamos a inexistência de política de indução profissional na rede para os iniciantes. Nesta ausência, estes profissionais vão alimentando, em processo solo, suas imersões na docência, sem um projeto formativo que subsidie seus fazeres, com vistas à consolidação da política de formação continuada municipal. Logo, os saberes produzidos na contingência pedagógica mostraram-se fomentadores de mobilizações para o desenvolvimento profissional, quando emergiram, enquanto respostas, ao enfretamento das necessidades formativas, bem como nutriram a expertise destes professores iniciantes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Contingência (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject | Indução (Lógica) | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de necessidades | pt_BR |
dc.subject | Professores iniciantes | pt_BR |
dc.title | A produção dos saberes docentes na contingência pedagógica : necessidades formativas e a indução profissional de professores iniciantes | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6334570723849133 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7354094251699882 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research is situated in the discussions about the training of beginning teachers. We took as our object of study “the teaching knowledge emerging from the pedagogical contingency, arising from the training needs of beginning teachers and feeders of professional induction” developed at PPGEduC/UFPE-CAA. As a research question: what teaching knowledge emerges from the contingency arising from the training needs of beginning teachers that contribute to professional induction? And the general objective: To analyze the teaching knowledge emerging from the pedagogical contingency, arising from the training needs of beginners, which contribute to professional induction. We base to discuss the teaching knowledge in Tardif (2014), Gauthier (2006), Borges (2004) and Cunha (2007); pedagogical contingency we conceive it as the movement of unpredictability experienced in the school context, cognitive-inventive training with Dias (2009); training needs according to Ramalho and Núñes (2011), Bandeira (2014), Sousa, Rocha, Oliveira and Franco (2020); professional induction in Wong (2020), Roldão (2012), Cruz, Farias and Hobold (2020); and beginning teachers with Carlos Marcelo (1999), Mendonça (2019), Huberman (1995), Almeida, Reis, Gomboeff and André (2020) and Silva (2021). The methodology was based on the qualitative approach (LUDKE and ANDRÉ, 2018). The procedures for data production were based on document analysis, the questionnaire via google form (GIL, 2008), the discussion group (MEINERZ, 2011) and intervention sessions (GOUVEIA, 2020). Data were analyzed from the perspective of content analysis, via categorization (MORAES, 1999). The results, from the objective of “identifying the teaching knowledge emerging from the pedagogical contingency, arising from the training needs of beginners”, are: “dialogue, awareness, teaching with a view to autonomy, versatility in alternating teaching materials, the arouse the will to learn through personal strategies of teachers, in which this knowledge is also manifested through activities that instigate creativity, awareness and humanization of students”. As for “describing the training needs of beginning teachers”, these are: “lack of knowledge about technology, lack of monitoring by those responsible and feedback on activities, the shock of reality with teaching, lack of internet and an environment conducive to study, digital exclusion and the search for strategies to attract students to classes”. And in relation to “contributing to the propositions of actions that feed the professional induction of beginners in the context of the network”, these are expressed in the “training sessions that mobilized to resume the challenging elements of entry and permanence in the profession, enhancing criticality, reflection , self-training capacity and the reinvention of the participants”. In view of the above, we explain the lack of a professional induction policy in the network for beginners. In this absence, these professionals feed, in a solo process, their immersions in teaching, without a training project that subsidizes their actions, with a view to consolidating the municipal continuing education policy. Therefore, the knowledge produced in the pedagogical contingency proved to be promoters of mobilizations for professional development, when they emerged, as responses, to the confrontation of training needs, as well as nourished the expertise of these beginning teachers. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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