Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49227
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ASSUMPÇÃO, Flora Romanelli | - |
dc.contributor.author | SIMPLÍCIO, Elizabeth de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-01T11:41:14Z | - |
dc.date.available | 2023-03-01T11:41:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-16 | - |
dc.identifier.citation | SIMPLÍCIO, Elizabeth. Rotas. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49227 | - |
dc.description.abstract | Tendo como eixo a visualidade, apresento um projeto artístico equivalente à dis- sertação, da linha de pesquisa em processos criativos de Artes Visuais. Com o intuito de destacar em meu processo criativo a importância do caráter cíclico da vida, busquei inspiração no Livro Avalovara de Osman Lins e no filme An- tes da Chuva (Before the Rain) de Milcho Manchevski para guiar as narrativas visuais. Por outro lado, meu processo criativo segue os ensinamentos de Mar- co Buti e Alberto Tassinari, os quais, respectivamente, tratam do olhar generoso e das colagens temporárias/efêmeras no fazer fotográfico. Durante a pesquisa, ao passo que eu procurei desenvolver meu próprio pensamento artístico, cria- dor e estético desenvolvi, ainda, uma reflexão, utilizando a metodologia ana- lógica, sobre o fazer criativo da fotógrafa Telma Saraiva, que teve uma profícua produção fotográfica na cidade do Crato, região do Cariri, Ceará, e se tornou notória por uma série de autorretratos fantasiada de personagens de filmes hollywoodianos, utilizando a técnica de fotopintura de uma forma peculiar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Artes Visuais | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Telma Saraiva | pt_BR |
dc.subject | Crato | pt_BR |
dc.subject | Linguagem Visual | pt_BR |
dc.title | Rotas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9006488092612849 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2919589905571219 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description.abstractx | Having visuality as its axis, I present an artistic project equivalent to the disser- tation, from the line of research on creative processes of Visual Arts. In order to highlight in my creative process the importance of the cyclical character of life, I looked for inspiration in the book Avalovara by Osman Lins and in the film Antes da Chuva (Before the Rain) by Milcho Manchevski to guide the visual narratives. On the other hand, my creative process follows the teachings of Marco Buti and Alberto Tassinari, who, respectively, deal with the generous gaze and temporary/ ephemeral collages in photographic making. During the research, while I tried to develop my own artistic, creative and aesthetic thinking, I also developed a reflec- tion, using the analogical methodology, on the creative work of the photographer Telma Saraiva, who had a fruitful photographic production in the city of Crato, region of Cariri, Ceará, and became famous for a series of self-portraits dressed as characters from Hollywood films, using the technique of photopainting in a peculiar way. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Elizabeth de Carvalho Simplicio.pdf | 6,95 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons