Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49140

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Gustavo Gomes da-
dc.contributor.authorCARVALHO, Marcela José de-
dc.date.accessioned2023-02-15T17:00:48Z-
dc.date.available2023-02-15T17:00:48Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.date.submitted2022-11-21-
dc.identifier.citationCARVALHO, M. J. de. A evasão escolar de estudantes transexuais e travestis: uma análise a partir de um transfeminismo marxista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49140-
dc.description.abstractNeste artigo, tivemos como objetivo principal analisar a evasão escolar de estudantes transexuais e travestis através de uma análise transfeminista marxista. Realizamos uma revisão bibliográfica sobre o tema, explorando outras pesquisas e artigos, como também dados gerados pelo movimento social e reportagens sobre o assunto. Pela proposta transfeminista marxista, utilizamos os conceitos de injustiça testemunhal e hermenêutica da transfeminista Viviane Vergueiro (2015), a visão de gênero de Letícia Nascimento (2021), as percepções sobre a família patriarcal e o capitalismo de Marx (2011) e Engels (2019). Com isso, observamos a evasão escolar da população trans por meio de uma reflexão mais ampla sobre o problema. Caminhamos o artigo para evidenciar que a transfobia - assim como o racismo, a misoginia, o capacitismo, entre outros preconceitos - corresponde a um processo estrutural presente na economia capitalista e, portanto, de difícil superação. Entretanto, os/as professores/as possuem um papel importantíssimo na promoção do debate em sala de aula e precisa ter em sua formação bases para discutir esses pensamentos. Em pleno século XXI, vemos vários retrocessos no campo educacional, sendo gênero e sexualidade novamente posto em um lugar de tabu. Por isso, esperamos, com esse texto, dar visibilidade para esse problema tão atual.pt_BR
dc.format.extent17p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjecttransfeminismopt_BR
dc.subjectmarxismopt_BR
dc.subjecttravestipt_BR
dc.subjectevasão escolarpt_BR
dc.titleA evasão escolar de estudantes transexuais e travestis: uma análise a partir de um transfeminismo marxistapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVASCONCELLOS, Débora Araújo de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0838419807289993pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1079009723623586pt_BR
dc.description.abstractxIn this article we had as main objective to analyze the school dropout of transsexual and “travesti” students through a Marxist transfeminist analysis. We carried out a bibliographic review on the subject, exploring other research and articles, as well as data generated by the social movement and reports on the subject. Through the Marxist transfeminist proposal, we use the concepts of testimonial and hermeneutic injustice by transfeminist Viviane Vergueiro (2015), Letícia Nascimento’s (2021) gender vision, Marx’s (2011) and Engels’ (2019) perceptions of the patriarchal family and capitalism. We observe the school dropout of the trans population with a broader reflection on the problem. We walk the article to show that transphobia, as well as racism, misogyny, ableism, among other prejudices, corresponds to a structural process of the capitalist economy and, therefore, difficult to overcome. However, teachers have a very important role in promoting debate in the classroom and need to have these thoughts discussed in their training. In the 21st century, we see several setbacks in the educational field, with gender and sexuality once again being placed in a taboo place. Therefore, we hope with this text give visibility to this very current problem.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Filosofiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Filosofiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3638082670218020pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-A EVASÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES TRANSEXUAIS E TRAVESTIS - Marcela José de Carvalho.pdf171,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons