Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49139

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGALINDO, Bruno Cesar Machado Torres-
dc.contributor.authorANDRADE, Arthur Albuquerque de-
dc.date.accessioned2023-02-15T16:11:52Z-
dc.date.available2023-02-15T16:11:52Z-
dc.date.issued2022-07-22-
dc.identifier.citationANDRADE, Arthur Albuquerque de. O Direito à educação sexual na perspectiva das quatro escolas de Marie-Benedicte Dembour: uma análise jurídica sobre a heterocisnormatividade e o bullying LGBTfóbico no Ensino básico. 2022. Tese (Doutorado em Direito) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49139-
dc.descriptionGALINDO, Bruno Cesar Machado Torres também é conhecida em citações bibliográficas por: GALINDO, Antonella Bruna Machado Torres.pt_BR
dc.description.abstractNos primeiros capítulos, a tese revela a educação sexual aplicada nas instituições de ensino básico e o equívoco em concebê-la como uma possibilidade política (ou de poder político) apenas do tempo presente. A novidade das últimas décadas seria fazer dessa educação um direito fundamental capaz de emancipar sujeitos e não mais reprimi-los, como fora estabelecido no Ocidente desde o século XIX. Nesse intuito, identifica três grandes propostas jurídico-pedagógicas. Partem da heterocisnomartividade vivenciada no ambiente escolar e chegam à tentativa de implementar uma ementa antidiscriminatória e de punir o bullying LGBTfóbico. Os demais capítulos avaliam essas propostas sob a ótica dos Direitos Humanos. Adotam as quatro perspectivas de Marie-Bénédict Dembour como marco teórico, com o escopo de abarcar o maior número possível de posições sobre o objeto. Inclusive, muitas delas costumam ser colidentes e, assim, garantem o exercício dialético necessário à pesquisa científica. A resolução das dissonâncias apresentadas é resolvida por uma separação entre uma teoria mais crítica e uma prática mais propositiva. Enquanto a primeira corresponde a um viés crítico à universalização da lógica jurídica e psicanalítica em torno da sexualidade infantil, com conceitos como a origem do Direito natural ou o Complexo de Édipo; a segunda traz uma análise pragmática em cima de 95 decisões dos Tribunais Superiores e de 360 domínios virtuais pertecentes a associações LGBTQIA+, no que tange às propostas mecionadas. Nos últimos capítulos, essa separação é desfeita e outras estratégias para a educação são vislumbradas, sobretudo para o ensino jurídico superior. Isto porque as faculdades de Direito, principalmente as públicas, são um dos poucos locais de resistência institucional à discriminação de gênero e de orientação sexual – embora ainda pouco pesquisem sobre a educação sexual – e, portanto, podem servir de referência ao ensino básico. Além disso, trata-se do local onde a pesquisa é desenvolvida, o que não poderia ser esquecido quando se almeja construir um saber não somente científico, mas também emancipatório – tal qual a própria educação sexual amejada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectHomofobiapt_BR
dc.titleO Direito à educação sexual na perspectiva das quatro escolas de Marie-Benedicte Dembour : uma análise jurídica sobre a heterocisnormatividade e o bullying LGBTfóbico no Ensino básicopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6364774726869087pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6198200740504523pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitopt_BR
dc.description.abstractxEn los primeros capítulos, la tesis revela la educación sexual aplicada en las instituciones de educación básica y el error de concebirla como una posibilidad política (o poder político) sólo del presente. La novedad de las últimas décadas sería hacer de esta educación un derecho fundamental capaz de emancipar a los sujetos y dejar de reprimirlos, como se había establecido en Occidente desde el siglo XIX. Para ello, identifica tres grandes propuestas jurídico-pedagógicas. Parten de la heterocisnomartividad vivida en el ámbito escolar y llegan al intento de implementar un menú antidiscriminatorio y de sancionar el bullying LGBTFóbico. Los capítulos restantes evalúan estas propuestas desde la perspectiva de los Derechos Humanos. Adoptan como marco teórico las cuatro perspectivas de Marie-Bénédict Dembour, con el fin de abarcar el mayor número posible de posiciones sobre el objeto. De hecho, muchos de ellos tienden a colisionar y, por lo tanto, garantizan el ejercicio dialéctico necesario para la investigación científica. La resolución de las disonancias presentadas se resuelve mediante una separación entre una teoría más crítica y una práctica más propositiva. Mientras que el primero corresponde a un sesgo crítico hacia la universalización de la lógica jurídica y psicoanalítica en torno a la sexualidad infantil, con conceptos como el origen de la ley natural o el Complejo de Edipo; el segundo trae un análisis pragmático de 95 decisiones de las Cortes Superiores y 360 dominios virtuales pertenecientes a asociaciones LGBTQIA+, respecto de las propuestas antes mencionadas. En los últimos capítulos se deshace esta separación y se vislumbran otras estrategias para la educación, especialmente para la educación jurídica superior. Esto se debe a que las facultades de derecho, especialmente las públicas, son uno de los pocos lugares de resistencia institucional a la discriminación por género y orientación sexual – aunque todavía investigan poco sobre educación sexual – y, por lo tanto, pueden servir como referencia para la educación básica. Además, es el lugar donde se lleva a cabo la investigación, que no podía olvidarse cuando se trata de construir un conocimiento no sólo científico, sino también emancipador, como la anhelada educación sexual misma.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Arthur Albuquerque de Andrade.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons