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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49045

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMAIA, Lícia de Souza Leão-
dc.contributor.authorSILVA, Dianne Kéthully Delfino da-
dc.date.accessioned2023-02-10T13:38:17Z-
dc.date.available2023-02-10T13:38:17Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.citationSILVA, Dianne Kéthully Delfino da. Representações sociais por professores negros de relações étnico-raciais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49045-
dc.description.abstractEste trabalho objetiva analisar a relação entre as Representações Sociais nas relações étnico-raciais e a atuação profissional do/a docente negro/a. Para tanto, foram realizadas algumas aproximações teóricas com a Teoria da Representações Sociais, com a construção da categoria raça, passando pela evolução histórica do negro no país e o processo de educação e escolarização da população negra. Participaram deste estudo um total de 115 professores/as autodeclarados/as negros/as, das seguintes instituições de ensino: Escola de Referência em Ensino Médio Simon Bolívar, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semiárido e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Foi utilizado um questionário de associação livre de palavras, com o seguinte termo indutor:relações étnico raciais e professor negro, seguido da hierarquização das palavras e finalizando com a justificativa da palavra considerada mais importante. A análise dos dados foi realizada pelo software Iramuteq e a análise de conteúdo, proposta por Bradin (1977). Conseguimos observar os possíveis núcleos centrais da nossa representação – representatividade, igualdade, respeito, educação, cor, luta, resistência, identidade, professor, competência, direito, inclusão. Para além disso conseguimos identificar os discursos que reafirmavam as escolhas feitas de cada categoria acima mencionada. De modo que procuramos evidenciar as diversas vozes que compuseram esse trabalho, vozes que nem sempre ganham espaço ou visibilidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessor/apt_BR
dc.subjectNegro/apt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.titleRepresentações sociais por professores negros de relações étnico-raciaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5931216421437035pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5352327267743842pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to analyze the relationship between the Social Representations of ethnic- racial relations and the professional performance of the black teacher. historical evolution of black people in the country and the process of education and schooling of the black population. A total of 115 self-declared black teachers from the following teaching institutions participated in this study: Simon Bolívar High School Reference School, Federal University of Pernambuco, Federal Rural University of Pernambuco, University of Pernambuco, Federal University of Paraíba, State University of Paraíba, Federal University of Campina Grande, Federal University of Rio Grande do Norte, Federal Rural University of the Semiarid Region and State University of Rio Grande do Norte. A free word association questionnaire was used, with the following inducing term: ethnic-racial relations and black teacher, followed by the hierarchy of words and ending with the justification of the word considered most important. Data analysis was performed using Iramuteq software and content analysis proposed by Bradin (1977). We were able to observe the possible central nuclei of our representation – representativeness, equality, respect, education, color, struggle, resistance, identity, teacher, competence, law, inclusion. Furthermore, we were able to identify the speeches that reaffirmed the choices made in each category mentioned above. So we tried to highlight the different voices that composed this work, voices that do not always gain space or visibility.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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