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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48966

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEAL, Telma Ferraz-
dc.contributor.authorSOUZA, Julia Teixeira-
dc.date.accessioned2023-02-07T14:04:12Z-
dc.date.available2023-02-07T14:04:12Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.identifier.citationSOUZA, Júlia Teixeira. As dimensões de ensino da oralidade presentes no currículo e nas práticas de professoras da rede municipal do Recife. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48966-
dc.description.abstractEsta pesquisa, a partir do diálogo com autores sociointeracionistas e com a perspectiva bakhtiniana sobre gênero discursivo, teve como objeto de estudo o eixo da oralidade e suas dimensões de ensino. Investigamos as orientações para o ensino do eixo da oralidade presentes no documento curricular da Rede Municipal de ensino do Recife e as relações com as práticas de ensino das professoras. Especificamente, buscamos mapear as especificidades desse ensino, delimitando suas dimensões e as interrelações entre elas. Para atender aos objetivos traçados, desenvolvemos análise documental da Política de Ensino da Rede Municipal do Recife, identificando as dimensões de ensino da oralidade contempladas e as orientações apresentadas, e analisamos a prática de duas professoras do 4o ano do Ensino Fundamental, por meio de entrevistas e observações de aulas, investigando as relações entre as proposições curriculares e suas práticas. Realizamos, com base em Bardin (1977;2004), análises qualitativas e quantitativas, tanto dos dados documentais quanto das observações, à luz dos estudos sobre: concepções de ensino da Língua Portuguesa e de oralidade, bem como das dimensões de ensino do eixo “Linguagem oral”, currículo de Língua Portuguesa e práticas e saberes docentes. Os dados foram analisados e categorizados a partir de estudos anteriores (LEAL, 2010; LEAL; BRANDAO; NASCIMENTO, 2010; LEAL; BRANDÃO; LIMA, 2012; LEAL; SEAL, 2012; SOUZA, 2015; SOUZA; GUIMARÃES; LEAL, 2016; ETC.) que sistematizaram as dimensões do ensino da oralidade: valorização do texto oral, variação linguística; relações entre fala e escrita; reflexões sobre práticas sociais de uso da oralidade e sobre gêneros orais e produção e compreensão de textos orais. Os dados evidenciaram que o documento curricular explicita habilidades relativas a todas as dimensões do ensino da “Linguagem oral”, exceto a variação linguística. As dimensões “Reflexões sobre práticas sociais de uso da oralidade e sobre gêneros orais” e “Produção e compreensão de textos orais” foram referenciadas mais frequentemente no documento, embora algumas subdimensões importantes não tenham sido abordadas. As relações entre fala e escrita foram insuficientemente contempladas. Em relação às práticas docentes, os dados revelaram que as duas professoras desenvolveram situações alinhadas ao documento, extrapolando as orientações, tanto no que diz respeito às dimensões de ensino quanto à variação dos gêneros orais, embora aspectos importantes desse ensino tenham sido contemplados de modo insuficiente, como as habilidades relativas ao planejamento das situações de oralidade e relações entre fala e escrita. Concluímos que, apesar das ausências de dimensões, o documento demarca o espaço para o eixo oral, contribuindo para o fortalecimento desse eixo enquanto objeto de ensino direcionado e sistemático. As professoras também apresentaram esforços para contemplar as diferentes dimensões de ensino da oralidade, embora algumas delas tenham sido abordadas de forma pouca sistemática. De modo geral, as docentes extrapolaram as orientações expostas no documento curricular. Concluímos que o debate sobre a oralidade e suas dimensões como objeto de ensino da Língua Portuguesa ainda precisa ser ampliado e consolidado nos documentos oficiais e formações inicial e continuada, garantindo aos professores discussões mais aprofundadas sobre este eixo, suas dimensões e sua efetivação na prática.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectDimensões de ensino da oralidadept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleAs dimensões de ensino da oralidade presentes no currículo e nas práticas de professoras da rede municipal do Recifept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4543454285856711pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2358658346044158pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxFrom a dialogue with socio-interactionist authors and the Bakhtinian perspective about the discursive genre, our object of study was the axis of orality and its teaching dimensions. We have investigated the guidelines for teaching orality in the curriculum document of the Recife municipal education system and their relation to teachers’ practices. More specifically, we aimed to map the specificities of this teaching, delineating their dimensions and interrelations. To fulfill our objectives, we have developed a documental analysis of the Recife teaching policy for the municipal system, identifying the dimensions of orality addressed and the guidelines presented. We have also analyzed the practice of two teachers of the 4th Year through interviews and classroom observations, investigating the relations between curriculum proposals and their practice. Based on Bardin, we conducted a qualitative and quantitative analysis of the documents and the observations through the perspective of studies about teaching concepts of Portuguese and its orality, teaching dimensions of the axis “Oral language”, and Portuguese curriculum and teachers’ knowledge and practice. We analyzed and categorized data under the lenses of previous studies (LEAL, 2010; LEAL; BRANDAO; NASCIMENTO, 2010; LEAL; BRANDÃO; LIMA, 2012; LEAL; SEAL, 2012; SOUZA, 2015; SOUZA; GUIMARÃES; LEAL, 2016; ETC.) which systematized the dimensions of orality teaching: the value of the oral text, linguistic variation, relations between speech and writing, reflections on the social practices of orality, oral genres, and production and understanding of oral texts. The data show that the curriculum document points out abilities related to all dimensions of teaching “Oral language”, except linguistic variation. The dimensions “Reflections about social practices of orality use and about oral genres" and "Production and understanding of oral texts" were more frequently referenced in the document. However, some critical sub-dimensions were not approached. The relations between speech and writing were not sufficiently addressed. The teachers also made an effort to encompass the different dimensions of teaching orality, though few of them were approached systematically. Generally, the teachers extrapolated the guidelines presented in the curriculum document. We conclude that, despite some absences, the document delineates a space for the oral axis, strengthening this axis as a guided and systematic teaching object. The teachers also tried to contemplate orality in the Portuguese classes, approaching different teaching dimensions, though with little systematization and often with no clear pedagogical intentions. We believe that the debate on orality and its dimensions as a teaching object of Portuguese still needs to be broadened and consolidated in official documents and on pre-and in-service teacher education, guaranteeing teachers a deeper discussion on this axis, its dimension, and implementation.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

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