Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48898

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIPPO, Bruno Rodrigo da Silva-
dc.contributor.authorLIRA, Kelly Walesca Bezerra-
dc.date.accessioned2023-02-01T17:07:16Z-
dc.date.available2023-02-01T17:07:16Z-
dc.date.issued2022-11-16-
dc.date.submitted2023-01-31-
dc.identifier.citationLIRA, Kelly Walesca Bezerra. As preferências de alunas do ensino fundamental e médio pelas modalidades esportivas nas aulas de educação física escolar: uma revisão sistemática da literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48898-
dc.description.abstractO estudo tem como objetivo identificar as preferências esportivas de alunas do Ensino Fundamental e Médio nas aulas de Educação Física com o intuito de analisar e discutir sobre possíveis interferências sociais, culturais e políticas diante dessas preferências levantando como esses elementos afetam o contexto das aulas. A hipótese é que a preferência das alunas gire em torno das modalidades esportivas coletivas com ênfase no futebol e voleibol. Considerando que o esporte tornou-se um conteúdo recorrente, quase que hegemônico nas aulas de Educação Física, estudos indicam a prática das modalidades esportivas de forma desigual entre meninos e meninas. Indicam também uma ocupaçãogenerificada dos espaços esportivos das escolas, poucas oportunidades, dificuldades, comparações que geram aversões e preconceitos encontrados pelas meninas durante as aulas ecom isso a pouca participação e desmotivação das mesmas. Este é um estudo qualitativo que assume como método a revisão sistemática da literatura adotando a técnica de análise de conteúdo. Como procedimentos metodológicos, foi realizada uma busca nas bases de dados Scielo e Lilacs e na ferramenta de busca Google acadêmico a partir dos descritores citados no item 4.5 deste estudo. Foram selecionados inicialmente estudos a partir do título e da leitura dos resumos sem determinação de período/ano. Em um segundo momento, foi realizada a leitura na íntegra dos estudos encontrados para afunilar a análise e assim foram selecionados onze estudos para compor a amostra a partir dos critérios de inclusão e exclusão descritos no item 4.3 deste estudo. Os dados dos estudos que compõem a amostra foram disposto no Quadro 1. Como resultado, identificou se que oito dos onze estudos apontaram o voleibol como modalidade preferida entre as alunas. Entende-se que há uma relação forte entre o esporte nas aulas de Educação Física, as influências do contexto social do local, as oportunidades de práticas, as influências midiáticas sobre grandes eventos esportivos e as preferências esportivas, fator que interfere no cotidiano escolar por estar associada também à motivação nas aulas. Em consideração a isso, é necessário reafirmar que a Educação Física naescola deve assumir o papel de oportunizar, diversificar, de buscar romper com estereótipos e padrões por meio da cultura corporal, promover vivências, experimentações e discussões diversas para ampliar o poder de criticidade e autonomia dos estudantes e por consequência cumprir com o benefício de contribuir para uma sociedade consciente e mais justa.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEsportespt_BR
dc.subjectPreferênciaspt_BR
dc.titleAs preferências de alunas do ensino fundamental e médio pelas modalidades esportivas nas aulas de educação física escolar: uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9358463599253207pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1255714190703560pt_BR
dc.description.abstractxThe study aims to identify the sports preferences of school students Fundamental and Medium in Physical Education classes in order to analyze and discuss aboutpossible social, cultural and political interference in the face of these preferences, raising as these elements affect the context of the lessons. The hypothesis is that the students' preference revolves around around collective sports modalities with an emphasis on soccer and volleyball. Whereas sport has become a recurring content, almost hegemonic in Education classes Physics, studies indicate the practice of sports modalities unevenly among boysand girls. They also indicate a gendered occupation of sports spaces in schools, few opportunities, difficulties, comparisons that generate aversions and prejudices found by the girls during the classes and with that the little participation and demotivation of the same. This is a qualitative study that uses a systematic review of the literature adopting the technique of content analysis. As methodological procedures, it was A search was carried out in the Scielo and Lilacs databases and in the Google search tool academic from the descriptors mentioned in item 4.5 of this study. Were selected initially studies based on the title and the reading of the abstracts without determining period/year. In a second moment, the studies were read in full. found to narrow the analysis and thus eleven studies were selected to compose the sample based on the inclusion and exclusion criteria described in item 4.3 of this study. The data of the studies that make up the sample are displayed in Table 1. As a result, it was identified that eight of the eleven studies pointed to volleyball as the preferred modality among the students. It is understood that there is a strong relationship between sport in Physical Education classes, the influences of the social context of the place, opportunities for practices, media influences on large sports events and sports preferences, a factor that interferes in the school routine because it is also associated with motivation in class. In light of this, it is necessary to reaffirm that the Physical Education at school must assume the role of creating opportunities, diversifying, seeking to break with stereotypes and standards through body culture, promote experiences, experiments and diverse discussions to expand the power of criticality and autonomy of the students and consequence comply with the benefit of contributing to a conscious society and more fair.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Kelly Walesca Bezerra Lira.pdf601,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons