Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48795

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLINHARES, Francisca Márcia Pereira-
dc.contributor.authorCARVALHO, Isaiane da Silva-
dc.date.accessioned2023-01-27T13:10:29Z-
dc.date.available2023-01-27T13:10:29Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.citationCARVALHO, Isaiane da Silva. Efeito de um jogo de tabuleiro no conhecimento de mulheres encarceradas sobre infecções sexualmente transmissíveis : estudo quase-experimental. 2022. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48795-
dc.description.abstractMulheres encarceradas apresentam taxas elevadas de infecções sexualmente transmissíveis. Na educação em saúde, o uso de jogos de tabuleiro pode ser reconhecido como ferramenta facilitadora da aprendizagem. Essas atividades estão em concordância com os objetivos 3 e 5 do desenvolvimento sustentável. Objetivou- se avaliar o efeito de um jogo de tabuleiro no conhecimento de mulheres encarceradas sobre infecções sexualmente transmissíveis. O estudo foi desenvolvido em escola situada na Colônia Penal Feminina do Recife em três etapas: estudo metodológico de desenvolvimento, validação e avaliação de um instrumento para mensurar o conhecimento de mulheres encarceradas sobre infecções sexualmente transmissíveis; estudo metodológico de desenvolvimento, validação e avaliação de um jogo de tabuleiro sobre infecções sexualmente transmissíveis; e estudo quase-experimental para avaliar o efeito do jogo de tabuleiro. Foi realizada uma revisão integrativa sobre tecnologias educacionais, utilizadas na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis em mulheres encarceradas, que resultou em oito artigos e identificou materiais impressos, vídeos e jogos como recursos mais utilizados. O desenvolvimento do jogo de tabuleiro “Previna” foi fundamentado na teoria das inteligências múltiplas. A primeira versão do instrumento de conhecimento, com 26 itens, foi analisada por 23 juízes da área da saúde e obteve CVC de 0,901 e 0,902 para representatividade e clareza, respectivamente. A segunda versão do instrumento, com 30 itens, analisada por 13 juízes, obteve CVC de 0,948 e 0,936 para representatividade e clareza, respectivamente. A terceira versão do instrumento, com 32 itens, foi avaliada por 10 mulheres encarceradas, que julgaram os itens como claros, com sugestão de mudanças por apenas duas participantes (IP=99,0). O jogo de tabuleiro foi composto por: um tabuleiro; um manual de instruções; cinco peões; 52 cartas; e um dado. A validação de conteúdo, realizada por 18 profissionais de saúde e educação, obteve CVC de 0,966. Na validação do conteúdo, realizada por cinco designers/desenvolvedores de jogos, a maioria dos itens obteve CVC inferior a 0,85. Realizou-se ajustes e uma nova validação ocorreu (CVC = 0,917). Na avaliação semântica, com 10 mulheres encarceradas, todas afirmaram ter aprofundado conhecimentos, aumentado motivação para a aula, e que gostariam de jogar novamente uma partida. O estudo quase-experimental foi realizado com 64 mulheres encarceradas, por meio de entrevista estruturada. Para comparação das médias de conhecimento alcançadas nos três momentos de aplicação, utilizou-se os testes de Friedman e ANOVA. A média no pré-teste foi de 23,62 (±3,23) pontos; no pós-teste imediato passou a ser 27,93(±2,28); e no pós-teste 2, realizado 15 dias após a intervenção, foi 27,34(±2,37) (p<0,001). Houve diferença estatisticamente significativa nas médias obtidas entre o pré-teste e o pós-teste imediato (p<0,001), com diferença de 4,241 pontos, e entre o pré-teste e o pós-teste 2 (p<0,001), diferença de 3,846 pontos. O jogo de tabuleiro “Previna” articulou diversas habilidades da inteligência e aumentou significativamente o conhecimento das mulheres encarceradas, é um recurso pedagógico inovador para a enfermagem e demais profissionais de saúde e educação e representa oportunidade de construção de saberes baseada em reflexões sobre práticas. O conhecimento é um instrumento no combate às desigualdades e vulnerabilidades sociais.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectPrisõespt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectJogos e Brinquedospt_BR
dc.subjectInfecções Sexualmente Transmissíveispt_BR
dc.titleEfeito de um jogo de tabuleiro no conhecimento de mulheres encarceradas sobre infecções sexualmente transmissíveis : estudo quase-experimentalpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGUEDES, Tatiane Gomes-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6890731198824044pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7410336201165609pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxThe rate of sexually transmitted diseases is high among incarcerated women. To mitigate this issue, board games have been used as tools to support health education, which is in line with the UN sustainable development goals 3 and 5. The aim of this study was to evaluate the effect of a board game on the knowledge of incarcerated women about sexually transmitted infections. The study was conducted in a school located in the Female Penal Colony of Recife and consisted of the following three stages: a methodological study of the development, validation, and evaluation of an instrument to measure the knowledge of incarcerated women about sexually transmitted infections; a methodological study of the development, validation, and evaluation of a board game about sexually transmitted infections; and a quasi- experimental study to evaluate the effects of the board game. Moreover, an integrative literature review was carried out on educational technologies used to prevent sexually transmitted infections among incarcerated women. The review resulted in eight articles and identified printed materials, videos, and games as the most widely used resources. The board game “Previna” was designed based on the theory of multiple intelligences. The first version of the learning instrument had 26 items and was analyzed by 23 health judges, obtaining a CVI of 0.901 and 0.902 for representativeness and clarity, respectively. The second version of the instrument had 30 items and was analyzed by 13 judges, obtaining a CVI of 0.948 and 0.936 for representativeness and clarity, respectively. The third version of the instrument had 32 items and was evaluated by 10 incarcerated women, most of which found the items were clear, with only two participants suggesting changes (PI=99.0). The board game consisted of a board, an instruction manual, five pawns, 52 cards, and a die. The content was validated by 18 health and education professionals, obtaining a CVI of 0.966. In the content validation performed by five game designers/developers, most items obtained a CVI lower than 0.85. Adjustments were made and the content was validated for a second time (CVI = 0.917). In the semantic evaluation, the 10 incarcerated women who participated said they had increased their knowledge about sexually transmitted infections, they were more motivated to attend the classes, and they would like to play another round. The quasi-experimental study was conducted with 64 incarcerated women by means of a structured interview. The Friedman and ANOVA tests were applied to compare the means of knowledge acquired in the three moments of application. The mean in the pre-evaluation was 23.62 (±3.23) points; in the immediate post-evaluation, the mean rose to 27.93 (±2.28); and in the second post-evaluation 15 days after the intervention, it was 27.34 (±2.37) (p<0.001). There was a statistically significant difference in the means obtained between the pre-evaluation and the immediate post-evaluation (p<0.001), with a difference of 4.241 points, and between the pre-evaluation and the second post-evaluation (p<0.001), with a difference of 3.846 points. The board game "Previna" enhanced several intelligence skills and significantly increased the knowledge of the incarcerated women. Therefore, the game can be used as an innovative learning resource for nurses and other health care and education workers to enhance and reflect on their practices and additionally use the acquired knowledge to fight social inequalities and vulnerabilities.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0197931838619681pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Isaiane da Silva Carvalho.pdf4,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons