Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48780

Compartilhe esta página

Título: Análise de validação de aerolevantamento com RPA através de levantamento NTRIP em perímetro urbano dos Bairros Tabuleiro do Martins e Santa Lúcia, Maceió-AL
Autor(es): QUEIROZ, Igor Felipe Freire
Palavras-chave: Engenharia cartográfica; RPA; NTRIP; MDT; Altimetria
Data do documento: 7-Mai-2021
Citação: QUEIROZ, Igor Felipe Freire. Análise de validação de aerolevantamento com RPA através de levantamento NTRIP em perímetro urbano dos Bairros Tabuleiro do Martins e Santa Lúcia, Maceió-AL. 2021. 73 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Departamento de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A utilização de RPAs para elaboração de bases planialtimétricas em territórios urbanos é um recurso com diversas aplicações, o maior desafio é atingir uma exatidão posicional compatível para o produto final na escala desejada. Está avaliação é classificada pela PEC-PCD, que visa atender as normativas da INDE. Este trabalho apresenta o desenvolvimento e análise de qualidade posicional de produtos cartográficos gerados por aerolevantamento com RPAs, em relação a levantamentos planialtimétricos executados por receptores GNSS RTK/NTRIP, visando comparar os resultados obtidos e relatar a viabilidade da utilização de tais produtos. O trabalho foi realizado em uma área de aproximadamente 403,82 ha localizada entre os bairros de Tabuleiro do Martins e Santa Lúcia, região administrativa 7 (sete) da cidade de Maceió, do estado de Alagoas. O estudo foi dividido em duas partes: a primeira consiste da análise planialtimétrica direta PEC-PCD da área total, denominada no estudo de área 1, e de uma análise mais aprofundada da altimetria de uma porção menor da área total, denominada no estudo de área 2, a segunda parte do estudo realizou a validação do aerolevantamento através da comparação de pontos cotados levantados por receptores GNSS RTK/NTRIP e o MDT final gerado pelo aerolevantamento. Os padrões dos produtos obtidos pelo método de aerolevantamento por RPA provaram-se satisfatórios ao SNC em atendimento a ET-CQDG, sendo aprovados pelos testes de tendência de t-Student, precisão Qui-quadrado e teste direto PEC-PCD, atingindo Classe A na escala 1:1000 e assim comprovando a empregabilidade do método.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48780
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Cartográfica e Agrimensura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IGOR FELIPE FREIRE QUEIROZ.pdf3,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons