Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48748

Compartilhe esta página

Título: O papel da localização e das economias de aglomeração na propensão a exportar e no desempenho comercial na indústria de transformação brasileira : uma análise dos anos 2008 a 2019
Autor(es): SOUSA, João Guilherme Vasconcelos de
Palavras-chave: Comércio internacional; Conglomerados (Empresas); Exportação; Indústria de transformação
Data do documento: 1-Ago-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUSA, João Guilherme Vasconcelos de. O papel da localização e das economias de aglomeração na propensão a exportar e no desempenho comercial na indústria de transformação brasileira: uma análise dos anos 2008 a 2019. 2022. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar o papel das economias de aglomeração e da localização no desempenho e na propensão a exportação da indústria de transformação brasileira. Para tal, pretende-se especificamente analisar os efeitos que a localização e as forças de aglomeração possuem na propensão a exportar, bem como entender a relação entre as aglomerações e o valor das exportações. Para atender o primeiro objetivo o período de análise foi o ano de 2019, a metodologia empregada consiste no uso de índices de urbanização, especialização e spillovers de exportação parar mensurar as forças aglomerativas em um modelo do tipo Probit. Os resultados apontam para efeitos positivos das economias de aglomeração na propensão a exportar devido a efeitos de transbordamento. O fato de um município ser localizado em uma região costeira também se mostrou relevante para a propensão a exportar. Para o segundo objetivo específico foi utilizado o período de 2008 a 2019, a metodologia utilizada é baseada em um modelo de estrutura gravitacional, que adota o índice de aglomeração de Ellison e Glaeser. Nesse caso, conclui-se que as aglomerações também afetam positivamente o valor das exportações, o que indica uma melhora de desempenho comercial. Assim, à guisa de conclusão, os resultados estão de acordo com a literatura. Ademais, para além da importância do tema para o desenvolvimento regional e considerando a escassez de estudos nacionais que relacionem o comércio exterior com as economias de aglomeração, este trabalho se mostra ainda mais relevante, em especial, para o estudo do comércio internacional no Brasil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48748
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO João Guilherme Vasconcelos de Sousa.pdf983,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons