Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48734

Comparte esta pagina

Título : Estudo temporal do comportamento da umidade do solo em diferentes profundidades na região nordeste do Brasil a partir de dados orbitais compilados de website
Autor : BAÊTA, Pedro Víctor de Araujo
Palabras clave : Sensoriamento remoto; Umidade do solo; Sistema de informação geográfica; Região nordeste brasileira
Fecha de publicación : 14-dic-2022
Citación : BAÊTA, Pedro Victor de Araujo. Estudo temporal do comportamento da umidade do solo em diferentes profundidades na região nordeste do Brasil a partir de dados orbitais compilados de website. 2022. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2022.
Resumen : Um dos fatores decisivos para o sucesso de um cultivo agrícola, é a disponibilidade de água para as plantas na quantidade certa de acordo com a necessidade hídrica da cultivar, principalmente em locais com baixa e desuniforme pluviometria e baixo investimento em irrigação artificial, como na maioria da região nordeste brasileira. Dessa forma, o conhecimento das características de áreas que possam ser utilizadas para fins agrícolas, pode ajudar na escolha da cultura a ser implantada, fornecendo indícios de melhor adaptação da planta às condições naturais existentes na região. Este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento da umidade de solo em diferentes profundidades na Região Nordeste do Brasil a partir de dados orbitais de sensoriamento remoto e técnicas de geoprocessamento relativo ao período 2017 a 2021, compilados cartograficamente de Plataforma Web Giovanni da NASA. O estudo desenvolvido, envolveu dados de volume acumulado no solo quadrimestralmente nas profundidades de 40 cm a 200 cm a partir da superfície. A apresentação gráfica por meio de mapas temáticos, ao longo dos anos de 2017 a 2021, utilizando as variáveis visuais da cartografia temática e métodos de intervalo de classes adequados, facilitam a compreensão de diferenças, semelhanças e, portanto, possibilitam a visualização de correlações entre as variáveis e comparações visuais dos diversos períodos de tempo, mostrando os indícios de como se comporta a dinâmica da água no solo nesta região. O estudo pôde mostrar como os mapas temáticos elaborados com os dados de sensores remotos compilados, podem apresentar visualmente as áreas que possivelmente necessitam de menos irrigação artificial, já que ao longo dos anos pode-se observar quais áreas conservam a umidade por mais tempo ao longo do perfil do solo. Com essas informações, é possível planejar, por exemplo, o tipo de cultivo em áreas de baixo regime pluviométrico e incentivar cultivos que possuem mais resistência ao déficit hídrico, como por exemplo, a agricultura de sequeiro. Ainda neste contexto de benefícios destas informações na forma de mapas, é possível localizar as áreas que retém mais umidade ao longo do perfil do solo e do tempo. Uma das limitações encontradas no trabalho, para é a baixa resolução espacial dos dados, o que dificulta a visualização e definição de áreas menores que apresentam mais umidade ao longo do tempo e do perfil do solo. Para soluções mais precisas e de alta resolução com sensores pontuais ainda se tem um custo financeiro alto. Outra dificuldade encontrada é a resolução temporal, visto que é mais proveitoso uma resposta mais rápida das condições de umidade do solo ao estar observando as respostas da água presente ao longo do perfil do solo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48734
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Cartográfica e Agrimensura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Pedro Víctor de Araujo Baêta.pdf7,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons