Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48710

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARROS, Edna Natividade da Silva-
dc.contributor.authorCLERICUZI, Pedro Vinícius Batista-
dc.date.accessioned2023-01-20T19:40:15Z-
dc.date.available2023-01-20T19:40:15Z-
dc.date.issued2022-03-10-
dc.identifier.citationCLERICUZI, Pedro Vinícius Batista. Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de uso de equipamentos de um laboratório baseado em RFID. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48710-
dc.description.abstractNovas tecnologias voltadas para o controle no uso de bens têm surgido ano após ano para tornar o controle patrimonial cada vez mais ágil e confiável. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema de monitoramento de uso dos equipamentos de um laboratório usando a tecnologia RFID. O sistema foi desenvolvido a fim de possibilitar que os alunos do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) usem o laboratório de hardware a qualquer hora sem a supervisão de terceiros e os equipamentos contidos nele estejam sempre seguros e sob supervisão automatizada. No contexto atual isso não é possível, as baias são abertas apenas com chave e só quem tem acesso a elas são os monitores e funcionários. Isso é um problema porque o CIn funciona 24h todos os dias, sendo o laboratório de hardware um dos poucos que funcionam apenas em dias e horários específicos. A solução desenvolvida usa como meio de acesso às baias crachás com tags RFID, tecnologia essa que é amplamente utilizada no CIn. Para os equipamentos, também foram utilizados leitores RFID dentro das baias para garantir que os equipamentos estejam no local correto após seu uso. Todas as informações do monitoramento e log de uso ficam armazenadas em um sistema na nuvem, desenvolvido no contexto deste trabalho. O sistema em nuvem permite identificar os usuários dos equipamentos, enviar notificações de uso e efetuar reservas para uso do laboratório em horários não comerciais.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia da Computaçãopt_BR
dc.subjectRFIDpt_BR
dc.subjectIoTpt_BR
dc.subjectCloud computingpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento de Uso de Equipamentos em um Laboratório baseado em RFIDpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8590672847748014pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6291354144339437pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxNew technologies aimed to control the use of assets have emerged year after year to make asset control increasingly agile and reliable. This work aimed to develop a monitoring system for using equipment in a laboratory using RFID technology. The system has been developed to enable students from the Centro de Informática (CIn) of the Federal University of Pernambuco (UFPE) to use the hardware laboratory at any time without the supervision of third parties, and the equipment contained therein are always safe and under automated supervision. However, in the current context, this is not possible, the equipment cabinet is only opened with a key, and only those who have access to them are the monitors and employees. This situation is a problem because the CIn is open 24 hours a day, and the hardware laboratory is one of the few that only works on specific days and times. The solution developed here uses cards with RFID tags to access the equipment cabinet, a technology that is widely used in the CIn. For the equipment, RFID readers were also used inside the equipment cabinet to ensure that the equipment was in the correct place after use. All monitoring information and usage logs are stored in a cloud system, developed in the context of this work. The cloud system makes it possible to identify users’ equipment, send usage notifications and make reservations for laboratory use during non-business hours.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Pedro Vinícius Batista Clericuzi.pdf13,03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons