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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorCUNHA, Igor Vinícius Pereira-
dc.date.accessioned2023-01-20T19:31:37Z-
dc.date.available2023-01-20T19:31:37Z-
dc.date.issued2022-06-28-
dc.identifier.citationCUNHA, Igor Vinícius Pereira. Sequência didática investigativa para o ensino de evolução biológica com produção de podcasts: uma abordagem a partir de obras cinematográficas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48708-
dc.description.abstractEste trabalho objetivou avaliar a aplicação de uma Sequência Didática no ensino médio, mediante a produção de podcasts, com abordagem de conteúdos de Evolução presentes em obras cinematográficas. Os filmes que abordam temáticas científicas, podem oportunizam a inserção do expectador no mundo fictício, servindo como realidade simulada, como no caso da abordagem de conteúdos evolutivos, que são de extrema importância para a compreensão dos fenômenos biológicos. Considerando ainda que a cultura pop e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) estão fortemente inseridas no cotidiano dos estudantes, foi proposto um estudo que culminasse na produção de podcasts sobre os referidos filmes, e como esses elementos podem contribuir para a aprendizagem. A pesquisa envolveu uma abordagem qualitativa e quantitativa, de campo e do tipo descritiva, cuja coleta de dados ocorreu através de questionários (pré e pós-teste), análise dos filmes e a produção do podcasts. Já a análise dos dados contou com a análise Hermenêutica-Dialética de Minayo e metodologia de avaliação de podcats, baseada em Austria (2007). A aplicação da proposta contou com a participação de um total de 18 estudantes, que analisaram 4 filmes e produziram 2 programas no formato de podcast sobre os conteúdos desses filmes. Observou-se, nos resultados, que as produções cinematográficas ocupam lugar de destaque na cultura dos estudantes, e despertam grande interesse para a aprendizagem de conteúdos científicos, além de terem funcionado como um bom material de investigação não-experimental, com o auxílio de perguntas problematizadoras. Também ficaram evidentes os desvios conceituais apresentados nas concepções prévias dos estudantes, tendendo para uma visão mais voltada para o lamarckismo. Ao final percebeu-se que, durante a sequência, foi possibilitada a aprendizagem a respeito de conceitos evolutivos importantes, como com destaque para a seleção natural, e os conceitos de espécie e população, mostrando a contribuição do uso dos filmes e de uma abordagem investigativa no ensino da evolução biológica, além de perceber a importância da produção dos podcasts por parte dos estudantes na sistematização dos conhecimentos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.titleSequência didática investigativa para o ensino de evolução biológica com produção de podcasts : uma abordagem a partir de obras cinematográficaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6326332327885549pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7874863774346301pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxThis work aimed to evaluate the application of a Didactic Sequence in the high school, through the production of podcasts, with an approach to Evolution contents present in cinematographic works. Films that address scientific themes can provide the opportunity for the viewer to be inserted in the fictional world, serving as a simulated reality, as in the case of approaching evolutionary contents, which are extremely important for the understanding of biological phenomena. Considering also that pop culture and Digital Information and Communication Technologies (TDICs) are strongly embedded in students' daily lives, a study was proposed that culminated in the production of podcasts about these films, and how these elements can contribute to learning. The research involved a qualitative and quantitative approach, in the field and of the descriptive type, whose data collection took place through questionnaires (pre and post-test), analysis of the films and the production of podcasts. Data analysis included Minayo's Hermeneutic-Dialectical analysis and podcast evaluation methodology, based on Austria (2007). The application of the proposal had the participation of a total of 18 students, who analyzed 4 films and produced 2 programs in podcast format about the contents of these films. It was observed, in the results, that cinematographic productions occupy a prominent place in the students' culture, and arouse great interest in the learning of scientific content, in addition to having worked as a good non-experimental research material, with the help of questions problematizing. The conceptual deviations presented in the students' previous conceptions were also evident, tending towards a vision more focused on Lamarckism. At the end, it was noticed that, during the sequence, it was possible to learn about important evolutionary concepts, such as natural selection, and the concepts of species and population, showing the contribution of the use of films and an investigative approach, in the teaching of biological evolution, in addition to realizing the importance of the production of podcasts by students in the systematization of knowledge.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

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