Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48607

Compartilhe esta página

Título: Análise da padronização da técnica de processamento e interpretação do lavado broncoalveolar (LBA)
Autor(es): SILVA, Helbert Gean da
Palavras-chave: Procedimento operacional padrão; Doenças pulmonares; Lavado broncoalveolar; Utilidade Clínica; Citopatologia
Data do documento: 22-Nov-2022
Citação: SILVA, Helbert Gean da. Análise da padronização da técnica de processamento e interpretação do lavado broncoalveolar (LBA). 2022. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Biomedicina, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O lavado broncoalveolar (LBA) é um procedimento realizado através de uma broncoscopia, o líquido aspirado é rico em informações sobre a saúde do paciente e é amplamente utilizado no diagnóstico de doenças pulmonares. A análise do lavado pode ser efetuada por abordagens diferentes como a cultura de células, leitura citopatológica, contagem diferencial de células e imuno-histoquímica. Apesar de ser uma técnica amplamente utilizada por toda área da saúde, o LBA atualmente não possui um padrão a ser seguido, os principais guias existentes são baseados em revisões do século XX e seguem a linha de polarização europeia/estadunidense da área da saúde. A falta de estudos sobre a padronização provenientes de outros continentes comprova a dificuldade na confecção dos mesmos, principalmente pela falta de referencial teórico. A padronização é necessária principalmente por permitir a diminuição da realização de procedimentos como a biópsia incisional, tendo em vista que suas taxas de sensibilidade e especificidade são similares, de modo que se torna melhor priorizar o LBA antes de recorrer a procedimentos invasivos como outro recurso de diagnóstico; minimizando as variantes externas que podem interferir no processamento, análise e consequente resultado pois, atualmente a interpretação fica a mercê de quem está realizando a técnica. O objetivo desta revisão foi ajudar não no fundamento da técnica, mas diminuir suas variações, facilitando sua utilidade clínica. A reflexão realizada através dos resultados obtidos tem o intuito de contextualizar a técnica de processamento e análise do LBA; facilitando e diminuindo a probabilidade de erros no processo e na análise, assim como em fatores externos que possam interferir no diagnóstico; além de expandir os horizontes na comunidade científica e estimular a produção vinda de países fora do eixo EUA-EU.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48607
Aparece nas coleções:(CB - BM) - TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Helbert Gean da Silva.pdf7,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons