Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48602

Compartilhe esta página

Título: Diálogos entre o visual e o textual em livros de literatura : a coleção Imaginário Gótico
Autor(es): BARROS, Letícia Lima de
Palavras-chave: Design; Design de livros; Livros com ilustração; Narrativa; Literatura; Leitor
Data do documento: 25-Out-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARROS, Letícia Lima de. Diálogos entre o visual e o textual em livros de literatura: a coleção Imaginário Gótico. 2022. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta pesquisa debate o lugar dos elementos visuais em livros de leitura contí- nua. Temos a intenção de elaborar diretrizes para o design de livros com pre-dominância de conteúdo textual que situem a narrativa visual como forma de contar junto com a narrativa textual e que também proponham outras possibilidades para a visualidade dentro do objeto livro. Para nossa discussão, adotamos como objeto de estudo a coleção Imaginário Gótico, publicada pelas editoras independentes Sebo Clepsidra e Aetia Editorial. Na primeira fase da pesquisa, produzimos uma ferramenta analítica para identificar conexões entre o visual e o textual nos livros da coleção com base nos elementos da sintaxe narrativa caracterizados por Todorov (2006), Gancho (2002), Carvalho (2012) e Almeida e Nojima (2019), combinados às ferramentas elaboradas por Oliveira e Waechter (2019), Farias e Fontana (2019) e Camargo (2016). A segunda fase da pesquisa incluiu a participação dos leitores da coleção por meio de entrevistas estruturadas com a intenção de avaliar a eficácia das conexões entre os conteúdos visuais e textuais apresentados pelos livros da Imaginário Gótico. As perguntas da entrevista foram desenvolvidas a partir dos níveis da atividade (LEONTIEV, 1981) e dos elementos do sistema de atividade (ENGESTRÖM, 1987); também relacionamos o enunciado das perguntas às interpretações que chegamos a partir da análise direta dos volumes da coleção. Ao final, desenvolvemos as diretrizes a partir das informações levantadas na aplicação da ferramenta analítica e durante a consulta aos leitores. Compreendemos que o livro de leitura contínua pode relacionar o textual e o visual para contar uma história e também pode demonstrar outras possibilidades de uso para a visualidade. A escolha dos elementos utilizados no livro também diz respeito ao contexto no qual ele foi produzido.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48602
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Letícia Lima de Barros.pdf12,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons