Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48488

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBRACCIALLI, Felipe-
dc.contributor.authorBASTOS, Camila Ferreira-
dc.date.accessioned2023-01-03T12:43:17Z-
dc.date.available2023-01-03T12:43:17Z-
dc.date.issued2022-10-17-
dc.date.submitted2022-11-30-
dc.identifier.citationBASTOS, Camila. Caminhos na ponta do nariz : um olhar sobre as possibilidades da palhaçaria na formação docente em Teatro na UFPE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Teatro/Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48488-
dc.description.abstractEste trabalho propõe explorar os saberes da palhaçaria, lecionados na disciplina Metodologia do Ensino do Teatro 4, como possibilidade metodológica para alcançar o eixo humanístico previsto pelo projeto pedagógico do Curso de Teatro, na UFPE. A proposta deste estudo é compreender os princípios que compõem a figura do palhaço, como estratégia para o aprofundamento das reflexões sobre a formação docente no âmbito da Pedagogia do Teatro, e, analisar criticamente através da visão dos alunos egressos e da Profa. Marianne Consentino como os aspectos inerentes à palhaçaria se relacionam com as diretrizes curriculares da graduação. Realiza-se, então, uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. O estudo também apresenta as contribuições e contradições dos caminhos apontados, na condição de arte-educadora em formação, por um nariz vermelho.pt_BR
dc.format.extent93f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação docente.pt_BR
dc.subjectPalhaçaria.pt_BR
dc.subjectPedagogia do Teatro.pt_BR
dc.titleCaminhos na ponta do nariz : um olhar sobre as possibilidades da palhaçaria na formação docente em Teatro na UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4476971863217102pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4877154505049568pt_BR
dc.description.abstractxThis work proposes to explore the knowledge of the clown, lectured in the Methodology of Theater Teaching 4 module, as a methodological possibility to reach the humanistic axis determined by the pedagogical project of the Theater Course, at UFPE. The purpose of this study is to understand the principles underlying the figure of the clown, as a strategy to understand the reflections on teacher training within the scope of Theater Pedagogy. The study also aims to compare and critically analyze through the vision of the graduate students and Prof. Marianne Consentino how the aspects inherent to clowning are related to undergraduate curriculum guidelines. An exploratory and descriptive research with a qualitative approach is then carried out. Finally, the study presents the contributions and contradictions of the paths pointed out, as an art educator in training, by a red nose.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Teatro – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Teatro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Camila Ferreira Bastos.pdf1,26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons