Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48401

Compartilhe esta página

Título: Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil : estudo entre as camadas médias no Recife
Autor(es): DOUNIS, Amanda Menezes
Palavras-chave: Moda-vestuário infantil; Marcadores culturais; Moda; Design de moda
Data do documento: 20-Dez-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: DOUNIS, Amanda Menezes. Uma abordagem cultural da moda-vestuário infantil: estudo entre as camadas médias no Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: A presente pesquisa em dissertação de mestrado tem como objetivo analisar quais princípios culturais os pais e mães utilizam na hora de comprar as roupas de suas crianças diante das ofertas de mercado da cidade do Recife. Para tal, foram entrevistados pais e mães de crianças entre 02 e 07 anos da classe média e classe média-alta recifense, que estão matriculadas em escolas de pequeno porte do Recife. Os objetivos específicos foram o de compreender o conceito de infância; elaborar um breve histórico da monda infantil; conceituar moda e categorias culturais; introduzir conceitos de marketing infantil; investigar se os pais consideram que o mercado da moda infantil contempla todos as suas exigências como consumidor; investigar a relevância da opinião da criança na escolha das peças de seu vestuário; investigar se as categorias culturais explicadas por Sahlins estão presentes nas escolhas dos pais; e investigar se há alguma dificuldade ou facilidade específica de compra para cada gênero. Na pretensão de compreender melhor o objeto pesquisado, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa utilizando-se a análise de conteúdo do Método de Interpretação de Sentidos proposto por Minayo. O estudo concluiu que o mercado da moda infantil ainda não está saturado como o mercado da moda para adultos e tem espaço para ser explorado por profissionais como os designers de moda. Apreendeu-se que o consumo de roupas infantis está diretamente ligado ao conceito de infância, por isso, o conforto, como visto nas palavras dos entrevistados, está diretamente relacionado à ideia de cuidado e respeito com os filhos. Observou-se também que as roupas infantis, embora tenham evoluído, ainda refletem muitos conceitos da moda adulta e isso pode gerar roupas desconfortáveis, que limitam a movimentação das crianças, assim como roupas muito presas à ideia de diferenciação de gêneros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48401
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Amanda Menezes Dounis.pdf2,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons