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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48259

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALÉSSIO, Pedro Martins-
dc.contributor.authorMUNIZ, André Phillipp de Almeida-
dc.date.accessioned2022-12-16T12:15:13Z-
dc.date.available2022-12-16T12:15:13Z-
dc.date.issued2022-06-29-
dc.identifier.citationMUNIZ, André Phillipp de Almeida. FRA.G.O.L.A: um framework para a avaliação do uso da multimodalidade em artefatos digitais. 2022. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48259-
dc.description.abstractDesde a invenção dos dispositivos móveis e com a popularização da internet e das interfaces digitais, milhões de aplicativos, sites e outros artefatos são desenvolvidos ainda se utilizando de modos de interação baseados exclusivamente no uso de telas e dispositivos como teclado e mouse. O uso de modos não convencionais tais como gestos, áudio, tato, olfato e paladar ainda é subutilizado. Isso em parte por falta de conhecimento mais profundo por parte dos designers e por reticência das companhias ou equipes na implementação destas interfaces. Por meio de pesquisa realizada com desenvolvedores de artefatos digitais, foram levantados algumas das dificuldades nos projetos de interfaces desses modos e, em conjunção com uma revisão bibliográfica foi desenvolvido um framework próprio para avaliar se o uso de modos e modalidades não convencionais é vantajoso para o projeto de interface de um artefato digital. Assim, foram avaliados aspectos básicos no uso destes modos e definidas questões importantes a serem discutidas durante um projeto da interface. Essas questões remetem às referências balizadoras que também foram coletadas e agrupadas em cartas temáticas a cada um dos modos possíveis. Todo esse conjunto resultou em um conjunto inicial de dezessete cartas, segmentadas em quatro fases distintas que desencadeiam discussões sobre pontos como ergonomia, jurisprudência, fatores humanos, design de interfaces, biomecânica e outros, além de como as relações modais podem estar estabelecidas. Como resultado adicional, o framework foi adaptado à plataforma de transformação digital strateegia através da criação de uma jornada contendo kits com todos os elementos disponíveis nas cartas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtefatos digitaispt_BR
dc.subjectFrameworkpt_BR
dc.subjectProjeto de interfacept_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectPlataforma strateegiapt_BR
dc.titleFRA.G.O.L.A : um framework para a avaliação do uso da multimodalidade em artefatos digitaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8616428484337343pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1937294552043178pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxSince the invention of mobile devices and the popularization of the internet and digital interfaces, millions of applications, websites and other artifacts are still being built using modes of interaction based exclusively on the use of screens and devices such as keyboard and mouse. The use of unconventional modes such as gestures, audio, touch, smell and taste is still underused, in part due to a lack of deeper knowledge on the part of designers and due to the reluctance of companies or teams to implement these interfaces. Through research carried out with developers of digital artifacts, some of the difficulties in the design of interfaces of these modes were raised and, in conjunction with a bibliographic review, a specific framework was developed for the evaluation of whether the use of non-conventional modes and modalities is advantageous for the interface design of a digital artifact. Thus, basic aspects in the use of these modes were evaluated and important issues to be discussed during an interface project were defined. These questions refer to guiding references that were also collected and grouped in thematic letters for each of the possible ways. This whole set resulted in an initial set of seventeen letters, segmented into four distinct phases that trigger discussions on points such as ergonomics, jurisprudence, human factors, interface design, biomechanics and others, as well as how modal relationships can be established. As an additional result, the framework was adapted to the strategy digital transformation platform by creating a journey containing kits with all the elements available in the cards.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

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