Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48154

Compartilhe esta página

Título: Dosimetria de extremidade : desenvolvimento e validação de um porta- dosímetro de anel
Autor(es): MELO, Gabriela Tereza Pinheiro
Palavras-chave: Tecnologias energéticas e nucleares; Impressão 3D; Óxido de Berílio; Dosimetria de luminescência opticamente estimulada; Dosimetria de extremidade
Data do documento: 28-Jul-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MELO, Gabriela Tereza Pinheiro. Dosimetria de extremidade: desenvolvimento e validação de um porta- dosímetro de anel. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O monitoramento de dose pessoal nas extremidades através do uso de dosímetros de anéis é de fundamental importância, sobretudo em procedimentos intervencionistas e de medicina nuclear, em vista a avaliação dos riscos associados à exposição à radiação ionizante. Entretanto, os dosímetros de anéis disponíveis comercialmente são pouco utilizados por indivíduos ocupacionalmente expostos devido às dificuldades de adaptação do usuário ao uso do anel com luvas cirúrgicas e ao protocolo de esterilização num ambiente hospitalar. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um porta-dosímetro de anel utilizando um detector de Luminescência Opticamente Estimulada (OSL). O porta-dosímetro de anel desenvolvido, denominado Dosímetro AV 2.4, utiliza Óxido de Berílio (BeO) como elemento detector. Os porta-dosímetros foram impressos pelo método de Estereolitografia (SLA), utilizando duas resinas: Black e Flexible. Quanto à modelagem, esta foi realizada através do Software CAD 3D SolidWorks. A profundidade utilizada na janela frontal do anel é a que mais se aproxima da profundidade recomendada de 0,07 mm para grandeza operacional de Hp(0,07) estabelecida pela Comissão Internacional de Unidade e Medidas da Radiação (ICRU). Os resultados mostraram que a técnica SLA se mostrou adequada para fabricação de porta-dosímetros de anel com uma boa reprodutibilidade da impressão 3D (um coeficiente de variação inferior a 1% nas medidas dos protótipos obtidos). Com relação à reprodutibilidade da resposta do Dosímetro AV 2.4, os resultados estão de acordo com a norma da IEC 62387:2012. O anel desenvolvido se mostrou adequado quanto à proteção do elemento detector à luz ambiente e, portanto, apropriado para a dosimetria OSL. Os resultados da avaliação da dependência energética e angular mostraram que o Dosímetro AV 2.4 atende ao requisito estabelecido pela norma IEC 62387:2012, apresentando variação máxima da resposta relativa em Hp(0,07) de ± 20% para feixe de fótons na faixa energética entre 24 e 662 keV e para ângulos de incidência entre 0° e ± 60°. Diante do exposto, considera-se o Dosímetro AV 2.4 apropriado para monitoração ocupacional de extremidade, em termos da grandeza operacional Equivalente de Dose Pessoal Hp(0,07) e Dose Pessoal Absorvida na Pele Local.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48154
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Tecnologias Energéticas e Nucleares

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gabriela Tereza Pinheiro Melo.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons