Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48060

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLAURENTINO, Auta Luciana-
dc.contributor.authorFRANÇA, Isabel Xará-
dc.date.accessioned2022-12-01T22:13:28Z-
dc.date.available2022-12-01T22:13:28Z-
dc.date.issued2022-11-07-
dc.date.submitted2022-11-29-
dc.identifier.citationFRANÇA, Isabel Xará. Transdisciplinaridade entre Dança e Geometria: possibilidades de um diálogo vivo através do corpo e do espaço no ensino-aprendizagem. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48060-
dc.description.abstractEsta monografia tem como objetivo traçar o encontro transdisciplinar entre Dança e Geometria como possibilidade pedagógica para melhor entender e perceber o corpo e o espaço. A escolha se deu pelo fato de ambas serem áreas ainda não contempladas independentemente no ambiente escolar e nos documentos oficiais de Educação, e, sobretudo, pela relação do corpo e do movimento com aspectos puramente geométricos. Nesse sentido, a metodologia da pesquisa consiste no planejamento de uma sequência didática baseada no encontro - sendo estruturado transdisciplinarmente, portanto sem barreiras entre disciplinas pois elas formam uma só - de noções geométricas, bi e tridimensionais com estudos do corpo e do movimento de Rudolf Laban e William Forsythe. Essa integração foi analisada à luz da teoria conteudista e conceitual de todo o fundamento epistemológico, para assim, de forma experimental, firmar um plano de ensino em paralelo a um vídeo-processo, nos quais pode-se conceber e apreender esse diálogo. Os resultados da pesquisa mostram que as tentativas de encontrar na Dança a Geometria e na Geometria a Dança são, não só muito claras, como também constrói ferramenta potente para a educação, porém, conclui-se que a abordagem transdisciplinar é, em si, distante do sistema educacional brasileiro, e para alcançá-la será preciso aos poucos ir conquistando espaço.pt_BR
dc.format.extent96p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectRudolf Labanpt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.titleTransdisciplinaridade entre Dança e Geometria: possibilidades de um diálogo vivo através do corpo e do espaço no ensino-aprendizagempt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7640118669744768pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3805752873099282pt_BR
dc.description.abstractxThis monography aims to trace the transdisciplinary encounter between Dance and Geometry as a pedagogical possibility to better understand and perceive the body and space. The choice was made due to the fact that both areas are not yet contemplated independently in the school environment and in the official documents of Education, and, above all, because of the relation of the body and movement with purely geometric aspects. In this sense, the research's methodology consists on planning a didactic sequence based on the combination - being it structured transdisciplinarilly therefore without barriers between subjects for they become one - of geometric notions, bi and tridimensional, with the studies of body and movement by the body and the movement of Rudolf Laban and William Forsythe. This integration was analyzed in the light of the content and conceptual theory of the entire epistemological foundation, in order to experimentally establish a teaching plan in parallel with a video-process, in which this dialogue can be conceived and apprehended. The research results show that the attempts to find Geometry in Dance and Dance in Geometry is not only very clear, but also builds a powerful tool for education, however, it is concluded that the transdisciplinary approach is, in itself, distant of the Brazilian educational system, and to achieve it, it's necessary to gradually conquer space.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DEG) - Departamento de Expressão Gráficapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Expressão Gráfica – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4489-2253pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Expressão Gráfica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Isabel Xará França.pdf7,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons