Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48046
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Marilene Rosa dos | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Claúdia Danielle da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-01T15:26:16Z | - |
dc.date.available | 2022-12-01T15:26:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-13 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Claúdia Danielle da Silva. Relações entre a praxeologia matemática em uma coleção de livros didáticos e as técnicas utilizadas pelos estudantes ao resolver tarefas envolvendo razões trigonométricas no triângulo retângulo. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48046 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objeto de estudo o ensino do saber razões trigonométricas no triângulo retângulo, no qual tivemos por objetivo geral analisar as relações entre a praxeologia matemática presente em uma coleção de livro didático e as técnicas utilizadas pelos estudantes do 3o ano do ensino médio, quanto ao saber razões trigonométricas no triângulo retângulo. Como referencial teórico, nos apoiamos na Teoria Antropológica do Didático (TAD), desenvolvida por Yves Chevallard (1999) e seus colaboradores. Essa teoria nos forneceu ferramentas teóricas e metodológicas para a análise tanto dos livros didáticos como para as respostas dos estudantes, por meio de praxeologias, na qual poderemos observar a realidade matemática, assim como, modelizar as técnicas utilizadas por eles. Em nossa metodologia, optamos por uma abordagem qualitativa com caráter de análise documental, de modo que possibilitou alcançar o nosso objetivo geral. A escolha dos procedimentos metodológicos está dividida em três etapas: análise da coleção do livro didático, análise dos protocolos com as respostas os estudantes, e por fim, a comparação entre alguns elementos da praxeologia matemática dos livros didáticos e as técnicas dos estudantes. Quanto ao procedimento metodológico, aplicamos um teste com 54 estudantes do ensino médio, composto por quatro problemas, extraídos do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), mas que apresentavam os mesmos tipos de tarefas na coleção do livro didático. Na análise dos resultados, identificamos nessa coleção seis tipos de tarefas referentes ao saber razões trigonométricas no triângulo retângulo, totalizando 88 tarefas, as quais a maioria se concentra no primeiro volume da coleção. Quanto aos resultados dos protocolos dos estudantes, percebemos que um terço deles não respondeu nenhuma das tarefas do teste. Todos os demais estudantes que responderam, todos erraram ao menos um dos quatro itens propostos, um total de 58,9% de ocorrências de respostas erradas. Esses erros estão relacionados tanto ao saber razões trigonométricas, quanto a outros saberes. Constatamos nos erros, um distanciamento das técnicas mobilizadas pelos estudantes com as propostas nos livros analisados. Quanto aos acertos (41,1%), observamos que as técnicas por eles mobilizadas, correspondem à esperada pela instituição do ensino médio. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Razões trigonométricas no triângulo retângulo | pt_BR |
dc.subject | Teoria antropológica do didático | pt_BR |
dc.subject | Praxeologia matemática | pt_BR |
dc.title | Relações entre a praxeologia matemática em uma coleção de livros didáticos e as técnicas utilizadas pelos estudantes ao resolver tarefas envolvendo razões trigonométricas no triângulo retângulo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2151315103483825 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2234877552692538 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present research has as its object of study, the teaching of trigonometric ratios in the right triangle, in which our general objective is to analyze the relationship between the mathematical praxeology present in a textbook collection, and the techniques used by the students in the 3rd grade of high school, regarding the study of trigonometric ratios in the right triangle. As a theoretical framework, we rely on the Anthropological Theory of Didactic (TAD), developed by Yves Chevallard (1999) and his collaborators. This theory provided us with theoretical and methodological tools possible for analysis both textbooks and students responses, through praxeologies, in which we will be able to observe the mathematical reality, as well as model the techniques used by them. In our methodology, we opted for a qualitative approach with a documental analysis character, in a way that made it possible to reach our general objective. The choice of methodological procedures is divided into three stages: analysis of the textbook collection, analysis of the protocols with the students` answers, and finally, the comparison between some elements of the mathematical praxeology of textbooks and the students` techniques. As for the methodological procedure, we applied a test, with 54 high school students, consisting of four problems, extracted from the Educational Assessment System of Pernambuco (SAEPE), but which presented the same type soft asks in the textbook collection. In the analysis of the results, we identified in this collection six types of tasks related to knowing trigonometric ratios in the right triangle, totaling 88 tasks, most of which are concentrated in the first volume of the collection. As for the results of the students` protocols, we noticed that a third of them did not answer any of the test tasks. The other students who answered all missed at least one of the four items proposed, a total of 58,9% of occurrences of wrong answers. These errors are related both to knowing trigonometric reasons, and to other knowledge. We verified in the errors, a distance in the techniques mobilized by the students with the proposals in the analyzed books. As for the correct answers (41.1%), we observed that the techniques they mobilized correspond to those expected by the high school education institution. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Claudia Danielle da Silva Oliveira.pdf | 3,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons