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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4801

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGALVÃO, Ana Maria De Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorSILVA, Maria Betânia ept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:22:55Z
dc.date.available2014-06-12T17:22:55Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.citationBetânia e Silva, Maria; Maria De Oliveira Galvão, Ana. A inserção da arte no currículo escolar: Pernambuco, 1950-1980. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4801
dc.description.abstractEsta dissertação teve como objetivo central compreender o processo de inserção da arte como disciplina no currículo escolar, especialmente no estado de Pernambuco, no período de 1950 a 1980. Para alcançar esse objetivo utilizei como fontes principais: documentos oficiais (legislação, resoluções, pareceres, propostas curriculares, programas de ensino), jornais, revistas e depoimentos orais de profissionais ligados diretamente a instituições oficiais e aos movimentos estudados na pesquisa. Como referencial teórico-metodológico utilizei a História das Disciplinas Escolares e a História Oral. A pesquisa constatou que, embora se encontrem indícios da presença da arte no sistema educacional brasileiro desde o século XIX, ela somente se configura como disciplina curricular obrigatória a partir da reforma educacional do ensino de 1º e 2º graus de 1971. Nesse momento, houve uma participação coletiva dos profissionais de educação de norte a sul do Brasil na elaboração dos currículos escolares e dos próprios programas das diversas disciplinas. No caso específico da área de artes, ao longo do século XX, algumas instâncias e movimentos exerceram um papel fundamental para o fortalecimento dos profissionais da área, para dar visibilidade à arte na sociedade e na escola e para gestar novas concepções de arte-educação. Entre essas instâncias e movimentos contemplo, na presente pesquisa, a Escola de Belas Artes de Pernambuco, a Divisão de Extensão Cultural e Artística (DECA) da Secretaria de Educação do Estado, o Movimento Escolinhas de Arte (MEA) e o Movimento de Cultura Popular (MCP)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Artept_BR
dc.subjectCurrículo Escolarpt_BR
dc.subjectHistória da Educação PEpt_BR
dc.titleA inserção da arte no currículo escolar: Pernambuco, 1950-1980pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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