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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47992
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de | - |
dc.contributor.author | GONÇALVES, Crislainy de Lira | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-28T11:28:53Z | - |
dc.date.available | 2022-11-28T11:28:53Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Crislainy de Lira. “A gente teve que reinventar totalmente o que fazia” – sentidos de avaliação movimentados em contextos extraordinários: a impossibilidade de suturação e fixação nas práticas discursivas de professores do ensino fundamental. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47992 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa intitulada ““A gente teve que reinventar totalmente o que fazia” - sentidos de avaliação movimentados em contextos extraordinários: a impossibilidade de suturação e fixação nas práticas discursivas de professores do ensino fundamental”, se inscreve na linha de Pesquisa de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, e tem por objeto de estudo as práticas avaliativas enquanto palco de movimentações de sentidos em contextos de excepcionalidade, inscritos na ordem da indecisão. Assim, questionamos: como se evidencia nos discursos de professores a não suturação dos sentidos de avaliação nos contextos pandêmicos e pós pandêmicos? Tomamos por aporte teórico estudos do campo da avaliação (FREITAS, 2009; MENDÉZ, 2002; HADJI, 2001) e do campo teórico metodológico da Teoria do Discurso (LACLAU; MOUFFE, 2015; LACLAU, 2016), considerando a impossibilidade de fechamento de sentidos no âmbito das práticas de avaliação. Para tanto, pesquisamos no campo teórico-empírico sentidos relacionados às práticas avaliativas, tendo por direcionamento os seguintes objetivos específicos: a) analisar nas produções acadêmicas sentidos de avaliação da aprendizagem em movimentação entre os contextos da formação inicial e das práticas desenvolvidas pelos professores; b) analisar no discurso dos professores sentidos avaliativos que influenciam as concepções que possuem sobre avaliação da aprendizagem; c) analisar a partir das contingencialidades do contexto pandêmico os sentidos de avaliação mobilizados pelos professores durante o período de atividades remotas; d) analisar os discursos dos professores sobre o retorno às aulas presenciais em torno da movimentação dos sentidos de avaliação no período pós pandêmico. Desse modo, embasamos o percurso metodológico da pesquisa na Teoria do Discurso e no Ciclo Contínuo de Políticas (BALL, 2001; 2016). Enquanto procedimentos desenvolvemos um questionário, a partir do qual selecionamos professores do Ensino Fundamental e analisamos como os sentidos de avaliação são influenciados pelos contextos da formação, identificando discursos momentaneamente hegemonizados que disputam espaço na luta por significação das práticas avaliativas desenvolvidas nos contextos pandêmicos. Também realizamos entrevistas sobre os sentidos de avaliação em movimentação no retorno às atividades presenciais e os contextos de influências atuantes nessas movimentações. Os dados evidenciaram tensões existentes entre os contextos (pré) pandêmicos e pós pandêmicos no que diz respeito aos sentidos de avaliação da aprendizagem, porém, essas tensões não representam necessariamente uma cisão de sentidos entre contextos, pois, as análises indicaram haver uma movimentação de sentidos que rememora e aperfeiçoa sentidos históricos marcados pela impossibilidade parcial de transitar em contextos em que a interação professor-aluno seja deficitária. Sendo assim, a movimentação de sentidos se dá por uma suspensão temporária de discursos hegemônicos em torno da avaliação da aprendizagem ligados à classificação, fazendo com que sentidos formativos adquiram visibilidade. Para além disso, analisamos como contextos extraordinários influenciam em elementos da profissionalidade docente, como a autonomia, e como tais contextos tendem a sofrer uma maior tentativa de controle das práticas e dos resultados, na intenção de difundir discursos relacionados a uma pretensa normalidade, buscando a reativação de sentidos históricos de avaliação, o que configura-se uma tentativa de superação das indecidibilidades que habitam tais contextos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação - práticas discursivas | pt_BR |
dc.subject | Pandemia – contexto pandêmico | pt_BR |
dc.subject | Formação - profissionalidade | pt_BR |
dc.subject | Sentidos – movimentações | pt_BR |
dc.title | “A gente teve que reinventar totalmente o que fazia” – sentidos de avaliação movimentados em contextos extraordinários : a impossibilidade de suturação e fixação nas práticas discursivas de professores do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7307567026678648 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3082597438365146 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research entitled “We had to totally reinvent what we did” - meanings of evaluation moved in extraordinary contexts: the impossibility of suturing and fixing in the discursive practices of elementary school teachers”, is part of the line of Research on Teacher Training and Pedagogical Practices, and has as object of study the evaluative practices as a stage of movement of meanings in contexts of exceptionality, inscribed in the order of indecision. Thus, we question: how is evidence in the speeches of teachers the non-suturing of the meanings of evaluation in the pandemic and post-pandemic contexts? We take studies from the field of evaluation (FREITAS, 2009; MENDÉZ, 2002; HADJI, 2001) and from the methodological theoretical field of Discourse Theory (LACLAU; MOUFFE, 2015; LACLAU, 2016) as theoretical support, considering the impossibility of closing senses within the scope of assessment practices. To do so, we researched in the theoretical-empirical field meanings related to evaluative practices, with the following specific objectives in mind: a) to analyze in academic productions meanings of evaluation of learning in movement between the contexts of initial training and the practices developed by teachers; b) to analyze in the teachers' discourse evaluative meanings that influence the conceptions they have about learning evaluation; c) analyze, based on the contingencies of the pandemic context, the meanings of evaluation mobilized by teachers during the period of remote activities; d) analyze the teachers' speeches about the return to face-to-face classes around the movement of evaluation senses in the post-pandemic period. In this way, we base the methodological path of the research on the Theory of Discourse and the Continuous Cycle of Policies (BALL, 2001; 2016). As procedures, we developed a questionnaire, from which we selected elementary school teachers and analyzed how the meanings of evaluation are influenced by the contexts of training, identifying momentarily hegemonized discourses that compete for space in the struggle for the meaning of evaluation practices developed in pandemic contexts. We also carried out interviews on the meanings of evaluation in movement in the return to face-to-face activities and the contexts of influences acting in these movements. The data showed existing tensions between the (pre) pandemic and post pandemic contexts with regard to the meanings of learning assessment, however, these tensions do not necessarily represent a division of meanings between contexts, since the analyzes indicated that there is a movement of meanings that recalls and perfects historical meanings marked by the partial impossibility of transiting in contexts where teacher-student interaction is deficient. Thus, the movement of meanings takes place through a temporary suspension of hegemonic discourses around the assessment of learning linked to classification, making formative meanings acquire visibility. In addition, we analyze how extraordinary contexts influence elements of teaching professionalism, such as autonomy, and how such contexts tend to suffer a greater attempt to control practices and results, with the intention of spreading discourses related to an alleged normality, seeking the reactivation of historical senses of evaluation, which constitutes an attempt to overcome the undue decidability that inhabit such contexts. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
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