Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47978
Compartilhe esta página
Título: | A astronomia comprometida com o ensino e a aprendizagem: um estudo sobre as práticas de ensino a partir da revisão da literatura. |
Autor(es): | SILVA, Maria Carolaynne Ordônio da |
Palavras-chave: | Ensino de astronomia; Prática de ensino de astronomia; Referenciais teóricos; Ensino e aprendizagem |
Data do documento: | 22-Nov-2022 |
Citação: | SILVA, Maria Carolaynne Ordônio da Silva. A ASTRONOMIA COMPROMETIDA COM O ENSINO E A APRENDIZAGEM: um estudo sobre as práticas de ensino a partir da revisão da literatura. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022 |
Abstract: | Este projeto resultou de uma pesquisa realizada por meio de revisão da literatura da área de ensino de astronomia a fim de explicar as escolhas teóricas que fundamentam as atividades realizadas e quais referenciais que as sustentam, de forma que pudesse reafirmar a necessidade de melhorar o ensino de astronomia, a partir de um embasamento teórico mais consistente nas práticas de ensino publicadas na literatura da área. Para isso, análises foram feitas em artigos publicados em revistas importantes da área de Ensino de Ciências, Física e Astronomia, entre janeiro de 2009 e agosto de 2022. O objetivo foi entender e explicar as várias práticas do ensino de astronomia com base em revisões de literatura nesse campo, para poder verificar se as publicações em periódicos da área de ensino de ciências e física sugerem práticas de ensino de astronomia, e se apresentam, ou não, referencial teórico de ensino e/ou de aprendizagem. Os resultados apontam que o número de artigos publicados relacionados ao Ensino de Astronomia vem crescendo ao longo dos anos, mas, mesmo com o crescimento,o número, se comparado com o número geral de publicações das revistas analisadas, ainda é pequeno e quando analisados criteriosamente, este pequeno número de artigos, identificando se há ou não referenciais sobre ensino e/ou aprendizagem e prática de ensino, o número é ainda mais reduzido. Comumente, entende-se que no período gasto para a análise desta pesquisa obtive a quantidade de dezesseis artigos com referencial teórico ou discussão/reflexão de como se daria o Ensino e a Aprendizagem com base no referencial adotado, quinze usaram o referencial teórico apenas para sustentar a proposta e dentre esses, apenas onze usaram o referencial teórico para avaliar os resultados obtidos com relação ao ensino e a aprendizagem. Diante dos fatos, é passível de interesse que os pesquisadores da área busquem explorar diferentes teorias de ensino e da educação para que, assim, haja a contínua evolução e aprofundamento da área além de abordar temas da vasta área da astronomia que vão além de conteúdos apresentados nos antigos PCN, e na mais nova BNCC. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47978 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Carolaynne Ordônio da Silva.pdf | 356,47 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons