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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47946

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de-
dc.contributor.authorMORAIS, Leandro de Lima-
dc.date.accessioned2022-11-24T23:18:01Z-
dc.date.available2022-11-24T23:18:01Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.date.submitted2022-11-24-
dc.identifier.citationMORAIS, Leandro de Lima. Uso de simulação em uma sequência didática para o ensino de radioatividade. 2022. 84 f. TCC (Graduação) - Curso de Química - Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47946-
dc.description.abstractO uso de recursos que proporcionem a visualização no ensino de Química pode ser relacionado ao uso de modelos representacionais para a explicação do modo submicroscópico de fenômenos químicos. Dito isso, surgem as dificuldades apresentadas pelos estudantes na compreensão desse, visto que esse modo representacional requer um maior grau de abstração dos estudantes e a utilização adequada de meios para minimizar esses desafios. Nesse viés, o uso de softwares de simulação torna-se uma alternativa viável para melhorar a assimilação do modo submicroscópico na medida que permite a apresentação de representações dinâmicas. Dessa forma, o presente trabalhou verificou as potencialidades que o uso de simulações em uma sequência didática sobre radioatividade, estruturada à luz da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer, pode trazer para o ensino de Química. A aplicação foi feita no Instituto Federal de Pernambuco – Campus Caruaru com estudantes das turmas de ensino médio integrado aos cursos técnicos em Edificações e Mecatrônica. Estas turmas foram escolhidas, devido participarem do Programa da Residência Pedagógica, a qual também participei. Os resultados obtidos permitiram verificar que o uso das simulações contribui com a interpretação do modo submicroscópico da química, pois aspectos relevantes no que concerne à compreensão dos estudantes sobre o decaimento beta e alfa reforçaram o que se observa na literatura acerca do papel das simulações. De maneira análoga, as mensagens educacionais multimídias apresentaram-se relevantes à proporção que eram analisados os dados obtidos em um dos testes aplicados, visto que pôde-se verificar o quanto do assunto da radioatividade foi assimilado pelos estudantes. Nessa perspectiva, conclui-se que os recursos utilizados nesta pesquisa são de fato potencialmente eficazes, e embora tenham sido observadas alguns equívocos em determinados momentos, de modo geral os resultados convergiram para o que se encontra na literatura no tocante à importância do uso das simulações no ensino de química, ou seja, destacando que essas minimizam as dificuldades na compreensão do modo submicroscópico de fenômenos químicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.format.extent84p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectVisualizaçãopt_BR
dc.titleUso de simulação em uma sequência didática para o ensino de radioatividade.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0758371030810908pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1891314413056310pt_BR
dc.description.abstractxThe use of resources that provide visualization in the teaching of Chemistry can be related to the use of representational models to explain the submicroscopic level of chemical phenomena. That said, it is common for students to have difficulties in understanding submicroscopic chemical phenomena, since this representational mode requires a higher level of abstraction from students and the adequate use of teaching tools to minimize the difficulties presented by them. In this sense, the use of simulation software has become a viable alternative to improve the assimilation of the submicroscopic level because it allows the presentation of dynamic representations. Thus, the present research aims to verify the potential that the use of simulations in a didactic sequence about radioactivity and structured in light of Richard Mayer's Cognitive Theory of Multimedia Learning brings to the teaching of Chemistry. The research was carried out at Instituto Federal de Pernambuco – Campus Caruaru with students of High School Integrated Technician Training in mechatronics and building construction. These classes were chosen because they were part of the Pedagogical Residency Program, in which I also participated. The results obtained allowed us to verify that the use of simulations contributes to the interpretation of the submicroscopic level of chemistry, considering that relevant aspects regarding the students' understanding of beta and alpha decay reinforced what is observed in the literature about the role of simulations. Similarly, multimedia educational messages were relevant as the data obtained in one of the tests applied were analyzed, since it was possible to verify how much of the radioactivity subject was assimilated by the students. In this perspective, it is concluded that the resources used in this research are in fact potentially effective, and although some mistakes were observed at certain times, in general the results converged to what is found in the literature regarding the importance of using simulations in the teaching of chemistry, that is, highlighting that simulations in the teaching of chemistry minimize the difficulties in understanding the submicroscopic level of chemical phenomena.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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