Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47833
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SIBALDO, Marcelo Amorim | - |
dc.contributor.author | SILVA, Luiz Adriano Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T16:14:19Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22T16:14:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-27 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luiz Adriano Ramos. Ensino de sentenças copulativas com o verbo ser na Educação Básica: uma análise de livro didático do Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47833 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo objetiva analisar como são abordadas as construções copulativas com o verbo ser em um livro didático do Ensino Médio aprovado pelo PNLD 2021. Para a fundamentação teórica, realizamos um levantamento sobre as propriedades sintáticas e semânticas do verbo ser e das construções em que esse verbo aparece com base nos gramáticos Bechara (2019), Cunha e Cintra (2017) e Rocha Lima (2011), e nos pesquisadores Raposo (2013), Heycock (2012) e Mikkelsen (2011). Ademais, também realizamos uma breve discussão sobre o ensino de gramática e a prática de análise linguística a partir da BNCC (2019) e de Kenedy (2013), Vicente e Pilati (2012), Mendonça (2006), entre outros. Ao fim do estudo, concluímos que o material analisado não promove uma reflexão adequada sobre as diferentes funções das sentenças copulativas com o verbo ser, nem articula esses conteúdos efetivamente com a produção textual. | pt_BR |
dc.format.extent | 34p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sentenças copulativas | pt_BR |
dc.subject | Análise linguística | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.title | Ensino de sentenças copulativas com o verbo ser na Educação Básica: uma análise de livro didático do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4512347165104401 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9266986050884432 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article aims to analyze how copulative constructions with the verb ser are presented in a high school textbook approved by the PNLD 2021. As theoretical approach, we carried out a survey on the syntactic and semantic properties of the verb ser and the constructions in which this verb appears based on the grammarians Bechara (2019), Cunha and Cintra (2017) and Rocha Lima (2011), and on the researchers Raposo (2013), Heycock (2012) and Mikkelsen (2011). In addition, we also conducted a brief discussion on the teaching of grammar and the practice of linguistic analysis based on the BNCC (2019) and on the linguists Kenedy (2013), Vicente and Pilati (2012), Mendonça (2006), among others. At the end of the study, we concluded that the analyzed material does not promote an adequate reflection on the different functions of copulative sentences with the verb ser, nor does it effectively articulate these contents with the textual production. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-5005-183X | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Luiz Adriano Ramos Silva.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons