Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47830
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RAMOS, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | SILVA FILHO, José Marcelo Severino Da | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T15:55:15Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22T15:55:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47830 | - |
dc.description.abstract | Existe um campo de pesquisa para a disciplina de física atualmente que estuda metodologias voltadas especificamente para essa área de ensino. Nesses estudos, são pensados diversos materiais metodológicos para o ensino de física, incluindo internet, gravador, televisão, computador, etc. Ao abordar a internet, mais especificamente as redes sociais, existe o meme um recurso humorístico como possibilidade para o ensino de física. O objetivo da presente pesquisa é discutir como se dá a participação de alunos do Ensino Médio na produção de memes para a aula de física. Para isso, coloca-se como objetivos específicos: refletir sobre o ensino de física por meio do meme como metodologia; realizar um estudo de caso com alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Devaldo Borges, em Gravatá; e analisar a produção humorística de memes dos alunos. Na revisão de literatura do objeto de pesquisa, tematizamos a origem do meme, e meme/humor e a física, com mais especificidade em sala de aula. A metodologia da pesquisa se deu por uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso para instigar os alunos a produzirem memes para uma aluna de física. Participaram da pesquisa 12 alunos do Ensino Médio. Com essa pesquisa conclui-se que a o meme como metodologia é um campo de pesquisa da física enquanto disciplina que merece mais atenção acadêmica. No que diz respeito ao estudo de caso, percebeu-se engajamento dos alunos na produção dos memes, como também maior participação/interação dos mesmos na aula da física. | pt_BR |
dc.format.extent | 36p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Física e Humor | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.subject | memes | pt_BR |
dc.subject | Magnetismo | pt_BR |
dc.title | Física e humor: produção e análise de memes científicos sobre magnetismo | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/2684917415842555 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | There is currently a field of research for the discipline of physics that studies methodologies specifically aimed at this teaching area. In these studies, various methodological materials are considered for teaching physics, including the internet, tape recorder, television, computer, etc. When approaching the internet, more specifically social networks, there is the meme, a humorous resource as a possibility for teaching physics. The objective of this research is to discuss how high school students participate in the production of memes for the physics class. For this, the following specific objectives are set: to reflect on the teaching of physics through the meme as a methodology; to carry out a case study with students from the Devaldo Borges High School Reference School, in Gravatá; and analyze the students' humorous production of memes. In the literature review of the research object, we thematized the origin of the meme, and meme/humor and physics, with more specificity in the classroom. The research methodology was based on a qualitative approach, using the case study to instigate students to produce memes for a physics student. Thirty-two high school students participated in the research. With this research, it is concluded that the meme as a methodology is a field of research in physics as a discipline that deserves more academic attention. With regard to the case study, students' engagement in the production of memes was noticed, as well as greater participation/interaction of the same in the physics class. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tcc José Marcelo Severino Da Silva Filho..pdf | 911,44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons