Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47825

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMORAES, Andréa Silva-
dc.contributor.authorFRANÇA, Joana Gabriela Alves de-
dc.date.accessioned2022-11-22T15:35:08Z-
dc.date.available2022-11-22T15:35:08Z-
dc.date.issued2022-10-28-
dc.date.submitted2022-11-17-
dc.identifier.citationFRANÇA, Joana Gabriela Alves de. O papel da escola na formação inicial do professor de português: investigando o eixo de leitura e o estágio supervisionado obrigatório de língua portuguesa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47825-
dc.description.abstractDentre as pesquisas sobre formação inicial de professores desenvolvidas nos últimos anos, ganham cada vez mais destaque aquelas que abordam o estágio supervisionado curricular (COSTA & LIMA, 2012). Apesar dos avanços, mais estudos sobre o estágio são necessários, sobretudo, no que diz respeito ao curso de Letras – Licenciatura em Português, nossa área de trabalho e formação. Nesta pesquisa, então, buscamos contemplar o estágio supervisionado obrigatório em português, num movimento investigativo acerca de como a escola percebe o seu papel na formação inicial do professor de língua materna. Adentrando o estágio, queremos, também, saber como o eixo de leitura é inserido nesse espaço-tempo e como é acolhido na cultura escolar. Realizamos, para tais fins, uma pesquisa de caráter qualitativo e interpretativo, que partiu da análise de entrevistas semiestruturadas feitas com gestor, coordenador e supervisor de duas escolas públicas e, ainda, com uma ex-estagiária dessas instâncias. A partir da nossa investigação, percebemos, dentre outras coisas, que são necessárias formações para os agentes escolares, além de maiores diálogos com a instituição de ensino superior; outrossim, uma aproximação pedagógica entre universidade, escola e licenciando são necessárias para fomentar e melhor direcionar projetos com o eixo de leitura.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectEixo de leiturapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleO papel da escola na formação inicial do professor de português: investigando o eixo de leitura e o estágio supervisionado obrigatório de língua portuguesapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6349552068155065pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3410231557148912pt_BR
dc.description.abstractxAmong the researches on initial teacher education developed in recent years, those that focus on supervised curricular internship are being increasingly highlighted (COSTA & LIMA, 2012). Despite the advances, more studies on internships are needed. Our work focuses on internships related to the course of “Letters - Degree in Portuguese”, which is also our area of work. Therefore, in this research, our goal is to look at the internship in an investigative way, scrutinizing how the school perceives its role in the training and development of new Portuguese language teachers. On this basis, we also want to know how the reading axis is integrated in the school’s context and how well accepted it currently is. For that, we carried out a qualitative and interpretative research, which started from the analysis of semi-structured interviews carried out with the managers, coordinators and supervisors of two public schools, as well as with a former intern. From our investigation, we realized, among other things, that internships could yield greater benefits for both students and interns, if more training was offered for school agents, along with extended dialogue with public universities and other higher education institutions; in addition, that a pedagogical approach between university, school and licentiate is necessary to promote and improve direct projects centered on the axis of reading.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Joana Gabriela Alves de França.pdf603,51 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons