Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47823

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBUNZEN JÚNIOR, Clecio dos Santos-
dc.contributor.authorPESSOA, Karolina Magalhães Moraes Carneiro-
dc.date.accessioned2022-11-22T15:29:04Z-
dc.date.available2022-11-22T15:29:04Z-
dc.date.issued2022-10-31-
dc.date.submitted2022-11-09-
dc.identifier.citationPESSOA, Karolina Magalhães Moraes Carneiro. O canto da sereia e outras coisas a mais. O ensino da literatura brasileira folclórica por meio de um material didático: um estudo metodológico. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47823-
dc.description.abstractO presente artigo, elaborado como requisito da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II, tem como objetivo analisar a elaboração de um Material Didático, no formato de uma Sequência Didática (DOLZ et al., 2004). Tal produção foi desenvolvida a fim de atender as demandas educacionais do público-alvo do Ensino Fundamental — Anos Finais à vista do ensino da Literatura Oral (CÂMARA CASCUDO, 2002; 2012), mais precisamente do gênero narrativo Lendas brasileiras. Para tanto, tomou-se como norte os apontamentos feitos por Leahy-Dios (2004), em relação à Educação Literária, Belintane (2017), no tocante à oralidade e à corporalidade, e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), como parâmetro de prescrição curricular.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura oralpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectLendas brasileiraspt_BR
dc.titleO canto da sereia e outras coisas a mais. O ensino da literatura brasileira folclórica por meio de um material didático: um estudo metodológicopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0326244851416930pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3757050031013762pt_BR
dc.description.abstractxThe present article, elaborated as a requirement of the Course Completion Work II, aims to analyze the elaboration of a Didactic Material in the format of a Didactic Sequence (DOLZ et al., 2004). Such production was developed in order to meet the educational demands of the target audience of the Elementary School — Final Years in view of the teaching of Oral Literature (MARA CASCUDO, 2002; 2012), more precisely the narrative genre Brazilian Legends. To do so, we took as a guide the notes made by Leahy-Dios (2004), in relation to Literary Education, Belintane (2017), in relation to orality and corporality, and the Common National Curricular Base - BNCC (BRASIL, 2018), as a parameter of curricular prescription.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Karolina Magalhães Moraes Carneiro Pessoa.pdf11,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons