Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47783
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | POSTAL, Ricardo | - |
dc.contributor.author | PEDROSA, Carolina Anastácia de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T19:27:50Z | - |
dc.date.available | 2022-11-21T19:27:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-28 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-02 | - |
dc.identifier.citation | PEDROSA, Carolina Anastácia de Souza. A alteridade e representatividade na sala de aula por meio da literatura LGBTQIA+. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47783 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem o objetivo de mostrar a importância da alteridade e da representatividade LGBTQIA+ na sala de aula através da análise do romance Controle (2019), de Natalia Borges Polesso. Para isso, será realizada uma revisão bibliográfica, apontando as problemáticas que envolvem o silenciamento de certas literaturas, articuladas com teóricos como Bento (2008), Louro (2012, 2020), Hall (2006), Dalcastagné (2005, 2012), Candido (1999) e etc. Propomos a inclusão da literatura LGBTQIA+ em sala de aula, ancorado no que consta na BNCC (2018). A partir da análise do romance, será discutido como o trabalho com a literatura LGBTQIA+ dentro de sala de aula tem relevância quanto à representatividade e o reconhecimento de si e do outro, confirmando que ler e pensar essas narrativas são importantes para o enfrentamento do preconceito e intolerância. | pt_BR |
dc.format.extent | 16p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura LGBTQIA+ | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Alteridade | pt_BR |
dc.subject | Representatividade | pt_BR |
dc.title | A alteridade e representatividade na sala de aula por meio da literatura LGBTQIA+ | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0317134487752729 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4468145682489069 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article aims to show the importance of otherness and representativeness in the classroom through the analysis of the novel Controle (2019), by Natalia Borges Polesso. For this, a literature review will be conducted, pointing out the problems that involve the silencing process of some literatures, articulated with theorists such as Bento (2008), Louro (2012, 2020), Hall (2006), Dalcastagné (2005, 2012), Candido (1999) and etc. We suggest the inclusion of LGBTQIA+ literature in the classroom, anchored by what is in the BNCC (2018). From the analysis of the novel, it will be discussed how the work with LGBTQIA+ literature in the classroom has relevance regarding the representation and recognition of the self and the other, confirming that reading and thinking about these narratives are important to confront prejudice and intolerance. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-1882-9071 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Carolina Anastacia de Souza Pedrosa.pdf | 217,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons