Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47783

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPOSTAL, Ricardo-
dc.contributor.authorPEDROSA, Carolina Anastácia de Souza-
dc.date.accessioned2022-11-21T19:27:50Z-
dc.date.available2022-11-21T19:27:50Z-
dc.date.issued2022-10-28-
dc.date.submitted2022-11-02-
dc.identifier.citationPEDROSA, Carolina Anastácia de Souza. A alteridade e representatividade na sala de aula por meio da literatura LGBTQIA+. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47783-
dc.description.abstractEste artigo tem o objetivo de mostrar a importância da alteridade e da representatividade LGBTQIA+ na sala de aula através da análise do romance Controle (2019), de Natalia Borges Polesso. Para isso, será realizada uma revisão bibliográfica, apontando as problemáticas que envolvem o silenciamento de certas literaturas, articuladas com teóricos como Bento (2008), Louro (2012, 2020), Hall (2006), Dalcastagné (2005, 2012), Candido (1999) e etc. Propomos a inclusão da literatura LGBTQIA+ em sala de aula, ancorado no que consta na BNCC (2018). A partir da análise do romance, será discutido como o trabalho com a literatura LGBTQIA+ dentro de sala de aula tem relevância quanto à representatividade e o reconhecimento de si e do outro, confirmando que ler e pensar essas narrativas são importantes para o enfrentamento do preconceito e intolerância.pt_BR
dc.format.extent16p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura LGBTQIA+pt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.titleA alteridade e representatividade na sala de aula por meio da literatura LGBTQIA+pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0317134487752729pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4468145682489069pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to show the importance of otherness and representativeness in the classroom through the analysis of the novel Controle (2019), by Natalia Borges Polesso. For this, a literature review will be conducted, pointing out the problems that involve the silencing process of some literatures, articulated with theorists such as Bento (2008), Louro (2012, 2020), Hall (2006), Dalcastagné (2005, 2012), Candido (1999) and etc. We suggest the inclusion of LGBTQIA+ literature in the classroom, anchored by what is in the BNCC (2018). From the analysis of the novel, it will be discussed how the work with LGBTQIA+ literature in the classroom has relevance regarding the representation and recognition of the self and the other, confirming that reading and thinking about these narratives are important to confront prejudice and intolerance.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1882-9071pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Carolina Anastacia de Souza Pedrosa.pdf217,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons