Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47780

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Mário de Faria-
dc.contributor.authorSILVA, Márcia Taísa da-
dc.date.accessioned2022-11-21T18:39:55Z-
dc.date.available2022-11-21T18:39:55Z-
dc.date.issued2022-10-28-
dc.date.submitted2022-11-21-
dc.identifier.citationSILVA, Márcia. Transgêneres e as dinâmicas da moda na cultura popular: estudo de indumentária e trajetos de gênero(s) na quadrilha junina. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47780-
dc.description.abstractNeste presente trabalho buscamos compreender as Dinâmicas da moda através da perspectiva dos estudos de Gênero iniciados no Projeto de Iniciação Científica “Exemplificações dos Trajetos de Gênero(s) nas Dinâmicas da Moda Contemporânea”, aprovado no Edital PIBIC 2015-2016. Partimos do cenário da festa junina para compreendermos as relações entre cultura popular, moda e gênero. A partir do método fenomenológico, consideramos as seguintes questões: Os símbolos contidos na indumentária de uma quadrilha junina de transgêneres guardam relação com seus trajetos de gênero(s)? Como se constroem neste meio sociocultural específico a moda e as noções de gênero(s)? Para tanto, entrevistamos duas mulheres transgêneres, Sabrina Ferreira e Andressa Fontana, destaques em suas respectivas quadrilhas, e o coreógrafo e coordenador de uma das quadrilhas, Clevisson Souza. Esses relatos demonstraram o alcance da cultura e do imaginário popular para a dimensão pessoal e coletiva das vivências transgêneres. Somados às imagens das apresentações dos grupos Juninos “Arraiá Filhos do Nordeste”, “Sakulejar”, e “Brejo de Ouro”, foram articuladas ao referencial teórico sobre Gênero, Moda, Cultura popular e Pós-modernidade. Os resultados obtidos reportam a mudanças propiciadas por estes agentes culturais, onde o contexto da festa popular, fundamentado em categorizações, se transforma e se fortalece mediante os espaços conquistados e as novas narrativas estéticas dos espetáculos.pt_BR
dc.description.sponsorshipPIBICpt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectTransgênerespt_BR
dc.subjectQuadrilha Juninapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleTransgêneres e as dinâmicas da moda na cultura popular: estudo de indumentária e trajetos de gênero(s) na quadrilha junina.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9631923493264179pt_BR
dc.description.abstractxIn this present work we seek to understand the Dynamics of fashion through the perspective of Gender studies initiated in the Scientific Initiation Project "Exemplifications of Gender(s) in the Dynamics of Contemporary Fashion", approved in the PIBIC 2015-2016. We started from the scenario of the Junina party to understand the relationships between popular culture, fashion and gender. From the phenomenological method, we have taken into account the following questions: Do the symbols contained in the costumes of a transgender June Festival bear a relationship with their gender(s) trajectories? How are fashion and gender notions constructed in this specific sociocultural environment? To this end, we interviewed two transgender women, Sabrina Ferreira and Andressa Fontana, standouts in their respective dance groups, and the choreographer and coordinator of one of the groups, Clevisson Souza. These interviews demonstrated the reach of popular culture and imaginary to the personal and collective dimension of transgender experiences. In addition to the images of the presentations of the Junine groups "Arraiá Filhos do Nordeste", "Sakulejar", and "Brejo de Ouro", they were articulated to the theoretical referential about Gender, Fashion, Popular Culture and Post-modernity. The results obtained reveal the changes promoted by these cultural agents, where the context of the popular party, based on categorizations, is transformed and strengthened by the conquered spaces and the new aesthetic narratives of the shows.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Márcia Taísa da Silva.pdf338,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons