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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47761

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Sandra Cristina da Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Rayssa Franciely Temudo-
dc.date.accessioned2022-11-21T16:28:05Z-
dc.date.available2022-11-21T16:28:05Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2022-11-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Rayssa Franciely Temudo dos. Avaliação da atuação dos tutores no curso de formação de profissionais da saúde para enfrentamento e controle da obesidade no estado de Pernambuco. 2022. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47761-
dc.description.abstractA função da tutoria em saúde, pode ser entendida como uma prática pedagógica, que ocorre no ambiente de trabalho, conduzida por profissionais da assistência, com cargo de professor ou não. Neste sentido, a ação desses profissionais tem como objetivo construir e transmitir conhecimentos relativos ao manejo desses indivíduos, afim de favorecer um melhor enfretamento e controle da obesidade, bem como auxiliar na formação ética e moral dos alunos. O objetivo desse estudo foi avaliar a atuação dos tutores no curso de formação de profissionais da saúde para enfrentamento e controle da obesidade no Estado de Pernambuco. Este estudo trata-se de uma pesquisa transversal, de natureza descritiva e abordagem quantitativa, realizada na Universidade Federal de Pernambuco, junto a tutores de curso de formação. Neste sentido, a amostra foi composta por 15 tutores, onde 53,3% tinham idade entre 30 a 40 anos, graduados a mais de 10 anos, atuação no SUS e ainda não tinha sido tutor em curso de formação, 80% tinha graduação em nutrição. 93,3% acharam adequados o planejamento e a organização da distribuição dos conteúdos. Acerca da atitude dos tutores com os alunos, 86,7% responderam de forma positiva. Os cursos de formação estimulam a qualificação dos profissionais para que os mesmos se adequem as mudanças e o direcionando as práticas de saúde para a realidade da população, contribuindo para melhorar os serviços do SUS. Uma equipe de tutores qualificada e preparada contribui para potencializar essas formações. Assim pode-se concluir que a avaliação da atuação dos tutores é uma ferramenta importante para o desenvolvimento e planejamento de novas metodologias de ensino no ambiente virtual, além de possibilitar o ensino permanente dos profissionais de saúde.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.format.extent38 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecttutorespt_BR
dc.subjectformaçãopt_BR
dc.subjectobesidadept_BR
dc.subjectnutriçãopt_BR
dc.subjectsuspt_BR
dc.titleAvaliação da atuação dos tutores no curso de formação de profissionais da saúde para enfrentamento e controle da obesidade no estado de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4514703456454729pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3645393978963025pt_BR
dc.description.abstractxThe function of health tutoring can be understood as a pedagogical practice, which occurs in the work environment, conducted by care professionals, with a teaching position or not. In this sense, the action of these professionals aims to build and transmit knowledge related to the management of these individuals, in order to favor a better confrontation and control of obesity, as well as to assist in the ethical and moral formation of students. In view of the above, the objective of this study was to evaluate the performance of tutors in the training course of health professionals to cope with and control obesity in the State of Pernambuco. This study is a cross-sectional research, descriptive in nature and quantitative approach, carried out at the Federal University of Pernambuco, together with tutors of training course. In this sense, the sample consisted of 15 tutors, where 53.3% were aged between 30 and 40 years, graduated more than 10 years, worked in the SUS and had not yet been a tutor in the training course, 80% had a degree in nutrition. 93.3% found it appropriate to plan and organize the distribution of content. Regarding the attitude of the tutors with the students, 86.7% responded positively. The training courses stimulate the qualification of professionals so that they can be appropriated by changes and directing health practices to the reality of the population, contributing to improve the services of the SUS. A qualified and prepared team of tutors contributes to enhance these trainings. Thus, it can be concluded that the evaluation of the tutors' performanceis an important tool for the development and planning of new teaching methodologies in the virtual environment, besides enabling the permanent teaching of health professionals.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

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