Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47754

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGOMES, Bruno Severo-
dc.contributor.authorSILVA, Thais Maria de Lima-
dc.date.accessioned2022-11-21T15:12:49Z-
dc.date.available2022-11-21T15:12:49Z-
dc.date.issued2022-10-31-
dc.date.submitted2022-11-19-
dc.identifier.citationSILVA, T. M. L. Pedagogia hospitalar: O trabalho realizado na classe hospitalar e sua contribuição no processo de cura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47754-
dc.description.abstractA educação de crianças e adolescentes em estado de internamento devido ao tratamento de uma enfermidade, limita a ida desses à escola - temporária ou permanentemente - os distanciando de sua convivência social e resultando em prejuízos e atrasos no seu desenvolvimento escolar. A pedagogia hospitalar busca atender a esses jovens, uma vez que todos possuem o direito à educação garantido por lei. O atendimento pedagógico para estudantes enfermos pode ocorrer tanto nas classes hospitalares, que são locais devidamente equipados para esta finalidade, quanto em domicílio; esse artigo abordará o estudo da classe hospitalar. O presente trabalho teve como objetivo a revisão de literatura acerca do que tem sido realizado através da ação educativa das classes hospitalares, pois o direito à educação não deve ser negligenciado nem mesmo diante de situações que possam dificultar a sua execução, como no caso de limitações geradas por enfermidades. Foram selecionados artigos em português, tendo como principal fonte, o Google Acadêmico. Tal escolha se estabelece diante do ainda pequeno acervo de conteúdos relacionados ao tema de maneira geral e ainda em função da escolha para aprofundamento do assunto, a classe Semear, localizada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz em PE. Desse modo, busca-se por meio da discussão teórica compreender o significado da pedagogia hospitalar; conhecer o trabalho realizado na classe hospitalar e qual a sua contribuição no processo de cura. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se da pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados a revisão de literatura, bem como dados secundários de uma entrevista feita com uma profissional da área. Com base nos dados obtidos, foi possível observar a contribuição positiva da classe hospitalar Semear, na vida dos alunos-pacientes, de maneira a distanciá-los um pouco do clima hostil do hospital e ao mesmo tempo mantê-los ativos e cientes do tratamento que precisam vivenciar nesta fase da vida.pt_BR
dc.format.extent22p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscola em Hospitalpt_BR
dc.subjectEducação Hospitalarpt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.titlePedagogia hospitalar : o trabalho realizado na classe hospitalar e sua contribuição no processo de cura.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0090917975450699pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6209773452103841pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Thais_Lima_PEDAGOGIA_UFPE_CAA_2022_02.pdf537,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons