Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47754
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GOMES, Bruno Severo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Thais Maria de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T15:12:49Z | - |
dc.date.available | 2022-11-21T15:12:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, T. M. L. Pedagogia hospitalar: O trabalho realizado na classe hospitalar e sua contribuição no processo de cura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47754 | - |
dc.description.abstract | A educação de crianças e adolescentes em estado de internamento devido ao tratamento de uma enfermidade, limita a ida desses à escola - temporária ou permanentemente - os distanciando de sua convivência social e resultando em prejuízos e atrasos no seu desenvolvimento escolar. A pedagogia hospitalar busca atender a esses jovens, uma vez que todos possuem o direito à educação garantido por lei. O atendimento pedagógico para estudantes enfermos pode ocorrer tanto nas classes hospitalares, que são locais devidamente equipados para esta finalidade, quanto em domicílio; esse artigo abordará o estudo da classe hospitalar. O presente trabalho teve como objetivo a revisão de literatura acerca do que tem sido realizado através da ação educativa das classes hospitalares, pois o direito à educação não deve ser negligenciado nem mesmo diante de situações que possam dificultar a sua execução, como no caso de limitações geradas por enfermidades. Foram selecionados artigos em português, tendo como principal fonte, o Google Acadêmico. Tal escolha se estabelece diante do ainda pequeno acervo de conteúdos relacionados ao tema de maneira geral e ainda em função da escolha para aprofundamento do assunto, a classe Semear, localizada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz em PE. Desse modo, busca-se por meio da discussão teórica compreender o significado da pedagogia hospitalar; conhecer o trabalho realizado na classe hospitalar e qual a sua contribuição no processo de cura. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se da pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados a revisão de literatura, bem como dados secundários de uma entrevista feita com uma profissional da área. Com base nos dados obtidos, foi possível observar a contribuição positiva da classe hospitalar Semear, na vida dos alunos-pacientes, de maneira a distanciá-los um pouco do clima hostil do hospital e ao mesmo tempo mantê-los ativos e cientes do tratamento que precisam vivenciar nesta fase da vida. | pt_BR |
dc.format.extent | 22p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Escola em Hospital | pt_BR |
dc.subject | Educação Hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.title | Pedagogia hospitalar : o trabalho realizado na classe hospitalar e sua contribuição no processo de cura. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/0090917975450699 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6209773452103841 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Thais_Lima_PEDAGOGIA_UFPE_CAA_2022_02.pdf | 537,3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons