Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47744
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SÁ, Roberto Araújo | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Jeneffe Ferreira dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T13:29:26Z | - |
dc.date.available | 2022-11-21T13:29:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-09 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-19 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jeneffe Ferreira dos. Conhecendo a argumentação mobilizada pelos licenciandos a partir de reflexões sobre um problema socioambiental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47744 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo apresenta uma reflexão acerca do processo argumentativo por licenciandos da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste sobre um tema socioambiental. Refere-se a uma pesquisa de natureza básica, de cunho qualitativo e situada como descritiva. Por sua vez, os dados foram comunicados através da linguagem oral, durante uma roda de diálogo e coletados por audiogravação. E por um questionário ao final desta atividade, pela linguagem escrita. Em relação a análise dos dados, realizou-se uma investigação argumentativa em torno das ações discursivas: pragmática, epistêmica e argumentativa. Bem como da unidade triádica: argumento, contra-argumento e resposta. Além disso, uma coleta de informações por um questionário que buscou identificar a compreensão dos licenciandos sobre possibilidades e adversidades e inserir EA em sala de aula. Quanto aos resultados obtidos, concluímos que foi possível evidenciar as ações discursivas levantadas no momento formativo e sua contribuição para a formação docente. Em sua maioria foi em torno da ação argumentativa, contemplando o ciclo da unidade triádica, com formulação e revisitação de pontos de vista essenciais para a reflexão e reorientação cognitiva sobre sustentabilidade. Também compreendemos que, para eles, as adversidades encontradas para inserir EA na escola estão enraizadas no sistema educacional, fazendo-se necessário usar várias estratégias de intervenção. Quanto às possibilidades, foi destacado que o uso de temas transversais, projetos e capacitações facilitam o processo de inserção dessa discussão em sala. | pt_BR |
dc.format.extent | 75p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Reflexão | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.title | Conhecendo a argumentação mobilizada pelos licenciandos a partir de reflexões sobre um problema socioambiental. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4318362967949407 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0448408582167245 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study presents a reflection on the argumentative process done by undergraduates from the Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste on a socio-environmental theme. It refers to a basic and qualitative nature research classified as descriptive. In turn, data were communicated through oral language during a dialogue circle and a questionnaire at the end of this activity, through written language. Regarding the data analysis, an argumentative investigation was carried out around the discursive actions: pragmatic, epistemic, and argumentative. As well as the triadic unit: argument, counterargument, and answer. In addition, a collection of information through a questionnaire sought to identify the students' understanding of possibilities and adversities and to insert EE in the classroom. Regarding the results obtained, we concluded that it was possible to highlight the discursive actions raised at the formative moment and their contribution to teacher training. Most were around the argumentative discursive action, contemplating the cycle of the triadic unit, with the formulation and revisitation of essential points of view for reflection and cognitive reorientation on sustainability. Also, We could understand that, for them, the adversities encountered in inserting EE at school are rooted in the educational system, making it necessary to use several intervention strategies. When it comes to the possibilities, the use of transversal themes, projects, and training were highlighted as facilitators of the process of inserting this discussion in the classroom. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Jeneffe Ferreira dos Santos.pdf | 604,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons