Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47744

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorSANTOS, Jeneffe Ferreira dos-
dc.date.accessioned2022-11-21T13:29:26Z-
dc.date.available2022-11-21T13:29:26Z-
dc.date.issued2022-11-09-
dc.date.submitted2022-11-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Jeneffe Ferreira dos. Conhecendo a argumentação mobilizada pelos licenciandos a partir de reflexões sobre um problema socioambiental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47744-
dc.description.abstractO presente estudo apresenta uma reflexão acerca do processo argumentativo por licenciandos da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste sobre um tema socioambiental. Refere-se a uma pesquisa de natureza básica, de cunho qualitativo e situada como descritiva. Por sua vez, os dados foram comunicados através da linguagem oral, durante uma roda de diálogo e coletados por audiogravação. E por um questionário ao final desta atividade, pela linguagem escrita. Em relação a análise dos dados, realizou-se uma investigação argumentativa em torno das ações discursivas: pragmática, epistêmica e argumentativa. Bem como da unidade triádica: argumento, contra-argumento e resposta. Além disso, uma coleta de informações por um questionário que buscou identificar a compreensão dos licenciandos sobre possibilidades e adversidades e inserir EA em sala de aula. Quanto aos resultados obtidos, concluímos que foi possível evidenciar as ações discursivas levantadas no momento formativo e sua contribuição para a formação docente. Em sua maioria foi em torno da ação argumentativa, contemplando o ciclo da unidade triádica, com formulação e revisitação de pontos de vista essenciais para a reflexão e reorientação cognitiva sobre sustentabilidade. Também compreendemos que, para eles, as adversidades encontradas para inserir EA na escola estão enraizadas no sistema educacional, fazendo-se necessário usar várias estratégias de intervenção. Quanto às possibilidades, foi destacado que o uso de temas transversais, projetos e capacitações facilitam o processo de inserção dessa discussão em sala.pt_BR
dc.format.extent75p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.titleConhecendo a argumentação mobilizada pelos licenciandos a partir de reflexões sobre um problema socioambiental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4318362967949407pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.description.abstractxThe present study presents a reflection on the argumentative process done by undergraduates from the Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste on a socio-environmental theme. It refers to a basic and qualitative nature research classified as descriptive. In turn, data were communicated through oral language during a dialogue circle and a questionnaire at the end of this activity, through written language. Regarding the data analysis, an argumentative investigation was carried out around the discursive actions: pragmatic, epistemic, and argumentative. As well as the triadic unit: argument, counterargument, and answer. In addition, a collection of information through a questionnaire sought to identify the students' understanding of possibilities and adversities and to insert EE in the classroom. Regarding the results obtained, we concluded that it was possible to highlight the discursive actions raised at the formative moment and their contribution to teacher training. Most were around the argumentative discursive action, contemplating the cycle of the triadic unit, with the formulation and revisitation of essential points of view for reflection and cognitive reorientation on sustainability. Also, We could understand that, for them, the adversities encountered in inserting EE at school are rooted in the educational system, making it necessary to use several intervention strategies. When it comes to the possibilities, the use of transversal themes, projects, and training were highlighted as facilitators of the process of inserting this discussion in the classroom.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Jeneffe Ferreira dos Santos.pdf604,17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons