Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47727
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Regina Célia Barbosa de | - |
dc.contributor.author | CARVALHO, Julianne Bezerra Regis de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-19T00:05:25Z | - |
dc.date.available | 2022-11-19T00:05:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-14 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Julianne Bezerra Regis de. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47727 | - |
dc.description.abstract | A fim de acompanhar os avanços científicos e tecnológicos da sociedade, é crescente a necessidade de novas proposições para o ensino de Química que despertem a curiosidade científica, a capacidade de observação aprimorada e o senso crítico apurado dos discentes. Essa necessidade se torna ainda mais evidente em se tratando da dificuldade de aprendizagem devido ao uso de métodos tradicionais de ensino, conforme relatada nos cursos de formação em Química. Uma alternativa a essa problemática pode ser pensada através da proposição da experimentação instrumental, podendo ser utilizada pelo professor através de uma abordagem críticoreflexiva, tecnológica e interdisciplinar. Entretanto, por muitas vezes, a fim de que essa seja uma alternativa viável economicamente, torna-se necessária a proposição da construção de equipamentos analíticos a partir de materiais de baixo custo. Nesse sentido, ao se pensar no ensino de Química, o espectrofotômetro é uma boa escolha, pois seus componentes podem ser facilmente substituídos por materiais simples, além de que sua utilização permite a abordagem de diversos conceitos relacionados à interação da radiação eletromagnética com a matéria, inerentes ao estudo da Química. Dessa forma, a pesquisa em voga visou a construção de um espectrofotômetro de baixo custo aplicável ao ensino de Química Analítica. Para tal, além de materiais convencionais, foi também utilizado um Arduino (plataforma de prototipagem eletrônica) para aquisição de dados. Experimentos foram realizados para a avaliação da performance do equipamento construído, sendo estes levados em conta na proposição de um roteiro experimental voltado para o ensino. O espectrofotômetro visível construído apresentou um custo total de duzentos e cinquenta reais e 25 centavos, o equivalente a cerca de 20 vezes menos do que um equipamento comercialmente disponível, e, além disso, se mostrou capaz de gerar dados com precisão aceitável à sua finalidade educacional. Dessa forma, entende-se que os resultados desse trabalho viabilizam a inserção do equipamento construído no ambiente acadêmico, e representam grandes potencialidades para os cursos de formação docente no que concerne ao ensino de Química. | pt_BR |
dc.format.extent | 88p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Química Experimental | pt_BR |
dc.subject | Análise Instrumental | pt_BR |
dc.title | Construção de um espectrofotômetro de baixo custo com possibilidade de aplicação na formação acadêmica de licenciandos em Química. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6944516748436409 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5008755169836379 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In order to keep up with the scientific and technological advances of society, there is a growing need for new propositions regarding the teaching of Chemistry that arouse scientific curiosity, the ability to improve observation and the accurate critical sense of the students. This need becomes even more evident when it comes to the learning difficulties due to the use of traditional teaching methods, as reported in Chemistry teaching courses. An alternative to this problem can be thought of through the proposition of instrumental experimentation, which can be used by the teacher through a critical-reflexive, technological and interdisciplinary approach. However, in order for this to be an economically viable alternative, it is often necessary to suggest the construction of analytical equipment from low-cost materials. In this sense, when thinking about the teaching of Chemistry, the spectrophotometer is a good choice, because its components can be easily replaced by simple materials, and its use allows the approach of several concepts related to the interaction of electromagnetic radiation with matter, inherent to the study of Chemistry. Thus, the current research aimed at the construction of a low-cost spectrophotometer applicable to the teaching of Analytical Chemistry. For this, in addition to conventional materials, an Arduino (electronic prototyping platform) was also used for data acquisition. Experiments were carried out to evaluate the performance of the built equipment, which were taken into account when proposing an experimental script aimed at teaching. The visible spectrophotometer built had a total cost of two hundred and fifty reais and 25 cents, equivalent to about 20 times less than a commercially available equipment, and, in addition, it was able to generate data with acceptable accuracy for its educational purpose. Thus, it is understood that the results of this work enable the insertion of the equipment built in the academic environment and represent great potential for teacher training courses regarding the teaching of Chemistry. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-3380-0891 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Julianne Bezerra Regis de Carvalho.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons