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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47672

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorFARIAS, Ádriel Dílan Jacinto-
dc.date.accessioned2022-11-17T18:35:20Z-
dc.date.available2022-11-17T18:35:20Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2022-11-17-
dc.identifier.citationFARIAS, Ádriel Dílan Jacinto. New Game da Física: analisando possibilidades do ensino de Física com jogos eletrônicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47672-
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso (TCC) inicialmente traz uma breve discussão no que envolve a utilização de tecnologias como ferramentas pedagógicas se baseando na PCN+, BNCC e outros estudiosos, que validam como necessária a inclusão de novas ferramentas no ensino. Com o foco nos jogos se apresenta a uma breve apresentação do Trabalho de James Paul Gee (2009) que aponta pontos alicerceiam a base deste estudo. Diante de todo o quadro apresentado, esse trabalho traz uma sequência didática, que contempla a utilização dos jogos eletrônicos (JE), utilizando das teorias de Gee. O Conteúdo abordado é Movimento dos Corpos, utilizando dos jogos PUBG Mobile e Free Fire, trazendo uma aula mais dinâmica e interativa para o aluno. A Sequência didática foi planejada para ser aplicada no EREM dos Palmares, ela foi dividida em seis aulas e contabilizam 495 minutos, cada aula aborda um tema em específico sendo eles: queda Livre, Movimento Retilíneo Uniforme, Movimento Retilíneo Uniformemente Variado e Movimento Parabólico, abordando-os em momentos e situações diferentes em meio a uma partida. Em seguida, é feita a análise da sequência didática e como ela conseguiu cumprir com os objetivos do estudo, no que se refere a utilização dos JE como ferramenta didática, analisando as aulas conforme a pesquisa de Gee (2009). Chegando à conclusão que a utilização dessa tecnologia apresenta indícios de oferecer um momento singular tanto para professores como para alunos, por se tratar uma ferramenta atrativa e instigadora.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos Eletrônicos.pt_BR
dc.subjectSequência Didática.pt_BR
dc.subjectMovimento dos Corpos.pt_BR
dc.subjectTecnologia.pt_BR
dc.titleNew Game da Física : analisando possibilidades do ensino de Física com jogos eletrônicos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0918049644606254pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.description.abstractxThe Current final paper, initially brings a short discussion about the usage of Technologies as as pedagogical tool based in PCN+. BNCC and other scholars, who validated as necessary the inclusion of new teaching tools. With the focus in games we do a short mention from James Paul Gee’s work (2009) that are the foundation this study. According to this, this content bring us to a didactic sequence, that contemplates the utilization of electronic games (EG), using the Gee’s theories. The content approached is the body’s movement, using the games PUBG Mobile and Free Fire, bringing a more dynamic and interactive class to the student. The didatic sequence was planned to be applied at EREM dos Palmares, it was divided into six classes and add up to 495 minutes, each class has na specfic theme, being them: Free Fall, Uniform Rectilinear Movement, Diverse Uniform Rectilinear Movemente and Parabolic Movement, approaching them in different moments and situations during a match. Then, it’s made the analysis from the didactic sequence and how it fulfill the objectives from this study, about the usage of EG as a teaching tool, analysing the class according to Gee’s Research (2009). Coming to the conclusion that the usage of this technology shows evidence about offering a singular moment for both the teacher and the students, as it’s an instigator and attractive tool.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

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