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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Érico Andrade Marques de-
dc.contributor.authorBARRETO, Hélder Coelho-
dc.date.accessioned2022-11-17T17:48:06Z-
dc.date.available2022-11-17T17:48:06Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.date.submitted2022-11-16-
dc.identifier.citationBARRETO, Hélder Coelho. A amorosidade na prática educativa : uma perspectiva freireana para o ensino de filosofia como ato de libertação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47667-
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca da noção de amorosidade na obra de Paulo Freire, analisando os aspectos nos quais esse afeto se manifesta em sua proposta pedagógica. Diante do entendimento de que empatia e afetividade são, para o filósofo, princípios fundamentais para uma prática educacional libertadora, é possível identificar que o amor, na pedagogia freireana, não aparece como um conceito abordado a partir de possíveis definições, mas sim, como um sentimento de solidariedade, que impulsiona uma ação direcionada às camadas populares da sociedade, com as quais se pretende conduzir o processo de sua emancipação. A educação como prática de liberdade surge do amor pelo outro e pela vida, como uma reação à uma realidade opressora e às injustiças sociais que dela decorrem. Acompanhando essa perspectiva, esse estudo se encaminhará no sentido de pensar um ensino de filosofia fundamentado nas bases de uma pedagogia do oprimido, e assim, avaliar os meios pelos quais essa atividade pode se desenvolver como ato de amor e, consequentemente, de libertação.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectAmorosidadept_BR
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.titleA amorosidade na prática educativa : uma perspectiva freireana para o ensino de filosofia como ato de libertaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0310687645887896pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0725459534795685pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to present a reflection on the notion of lovingness in Paulo Freire's work, analyzing the aspects in which this affection manifests itself in its pedagogical proposal. Given the understanding that empathy and affectivity are, for the philosopher, fundamental principles for a liberating educational practice, it’s possible to identify that love, in freirean pedagogy, doesn’t appear as a concept approached from possible definitions, but rather as a feeling of solidarity, which drives an action directed to the popular layers of society, with which it’s intended to conduct the process of their emancipation. The education as a practice of freedom arises from love for the other and for life, as a reaction to an oppressive reality and the social injustices that result from it. Following this perspective, this study will move towards thinking about the teaching of philosophy based on the foundations of a pedagogy of the oppressed, and thus evaluate the means by which this activity can develop as an act of love and, consequently, of liberation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Filosofiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofiapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Filosofiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Filosofia (Licenciatura)

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