Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47660

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Raíra Costa Maia de-
dc.contributor.authorVIEGAS, Ana Carolina Silva-
dc.date.accessioned2022-11-17T15:25:51Z-
dc.date.available2022-11-17T15:25:51Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2022-11-16-
dc.identifier.citationVIEGAS, Ana Carolina Silva. Literaturas africanas de língua portuguesa no ensino médio : uma reflexão necessária. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47660-
dc.description.abstractEste artigo reflete criticamente sobre o ofuscamento das literaturas africanas de língua portuguesa no Ensino Médio e apresenta abordagens para o Ensino Médio a partir do recorte dos sete poemas iniciais de “Os ângulos da casa”, da poetisa moçambicana Joshua (2016). À vista disso, realizamos uma pesquisa documental – da BNCC e das Leis 10.639, de 2003, e 11.645, de 2008 – e bibliográfica – dos textos de Rolon (2011), Amaral e Almeida (2016) e Souza e Nóbrega (2018) – para entendermos como esses documentos tratam essas literaturas e os motivos desse silenciamento, em que o déficit na formação do professor do ensino básico acerca dessa área consiste em um dos principais fatores. Outrossim, argumentamos sobre a inclusão dessas literaturas e das produções escritas por mulheres no Ensino Médio com embasamentos em noções de Padilha (2002), Cabaço (2007), Fonseca e Moreira (2008), Pinheiro (2021), Jacome e Pagoto (2019) e Kilomba (2016).pt_BR
dc.format.extent37f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteraturas africanas de língua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.titleLiteraturas africanas de língua portuguesa no ensino médio : uma reflexão necessáriapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2145636391738589pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1209538703147242pt_BR
dc.description.abstractxThis article critically reflects about the obscuring of African literatures in Portuguese language in Secondary School and it presents approaches to the Secondary School form the snippet of the seven first poems on “The house’s angles”, from the poetess Joshua (2016). In view of this, we have done documentary research – of BNCC and laws 10.639, of 2003, and 11.645, of 2008 – and bibliography – of texts by Rolon (2011), Amaral and Almeida (2016) and Souza and Nóbrega (2018) – to understand how these documents treat these literatures and the reasons for this muzzling, which the deficit in basic education teacher training in this area is one of the main factors. Furthermore, we argue about the inclusion of literature and productions written by women in high school based on notions from Padilha (2002), Cabaço (2007), Fonseca and Moreira (2008), Pinheiro (2021), Jacome and Pagoto (2019) and Kilomba (2016).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9967-3958pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ana Carolina Silva Viegas.pdf564,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons