Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47660
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Raíra Costa Maia de | - |
dc.contributor.author | VIEGAS, Ana Carolina Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-17T15:25:51Z | - |
dc.date.available | 2022-11-17T15:25:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-16 | - |
dc.identifier.citation | VIEGAS, Ana Carolina Silva. Literaturas africanas de língua portuguesa no ensino médio : uma reflexão necessária. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47660 | - |
dc.description.abstract | Este artigo reflete criticamente sobre o ofuscamento das literaturas africanas de língua portuguesa no Ensino Médio e apresenta abordagens para o Ensino Médio a partir do recorte dos sete poemas iniciais de “Os ângulos da casa”, da poetisa moçambicana Joshua (2016). À vista disso, realizamos uma pesquisa documental – da BNCC e das Leis 10.639, de 2003, e 11.645, de 2008 – e bibliográfica – dos textos de Rolon (2011), Amaral e Almeida (2016) e Souza e Nóbrega (2018) – para entendermos como esses documentos tratam essas literaturas e os motivos desse silenciamento, em que o déficit na formação do professor do ensino básico acerca dessa área consiste em um dos principais fatores. Outrossim, argumentamos sobre a inclusão dessas literaturas e das produções escritas por mulheres no Ensino Médio com embasamentos em noções de Padilha (2002), Cabaço (2007), Fonseca e Moreira (2008), Pinheiro (2021), Jacome e Pagoto (2019) e Kilomba (2016). | pt_BR |
dc.format.extent | 37f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literaturas africanas de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Proposta didática | pt_BR |
dc.title | Literaturas africanas de língua portuguesa no ensino médio : uma reflexão necessária | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2145636391738589 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1209538703147242 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article critically reflects about the obscuring of African literatures in Portuguese language in Secondary School and it presents approaches to the Secondary School form the snippet of the seven first poems on “The house’s angles”, from the poetess Joshua (2016). In view of this, we have done documentary research – of BNCC and laws 10.639, of 2003, and 11.645, of 2008 – and bibliography – of texts by Rolon (2011), Amaral and Almeida (2016) and Souza and Nóbrega (2018) – to understand how these documents treat these literatures and the reasons for this muzzling, which the deficit in basic education teacher training in this area is one of the main factors. Furthermore, we argue about the inclusion of literature and productions written by women in high school based on notions from Padilha (2002), Cabaço (2007), Fonseca and Moreira (2008), Pinheiro (2021), Jacome and Pagoto (2019) and Kilomba (2016). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9967-3958 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ana Carolina Silva Viegas.pdf | 564,61 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons