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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47656
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Everaldo Fernandes da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Paulo Jorge da | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-17T14:57:26Z | - |
dc.date.available | 2022-11-17T14:57:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Paulo Jorge da. Ensino religioso (re)visitado a partir da mística do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): contribuições de base epistemológica. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47656 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (PPGEDUC/UFPE–CAA), na linha de pesquisa: Educação e Diversidade. Diante do cenário escolar onde a legislação e as práticas pedagógicas costumeiras limitam o Ensino Religioso tratando-o apenas sob a égide religiosa, marcadamente, desvinculada dos processos vitais, nos perguntamos: De que modo a mística do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra – MST pode colaborar com o Ensino Religioso? Essa inquietação epistêmica motivou a realização dessa produção científica que teve como objetivo compreender os processos do Ensino Religioso e as possíveis contribuições da mística do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra para este componente curricular. Buscamos, teoricamente, identificar elementos sagrados religiosos e não-religiosos presentes na vivência dos seres humanos, evidenciar o Ensino Religioso de perspectiva laica, seu trajeto histórico e respectivos marcos legais e, por fim, analisar os elementos constituintes da mística do MST junto aos seus princípios fundantes e força mobilizadora, e suas contribuições para o Ensino Religioso. Ajudaram-nos nesse trajeto teórico-metodológico: Menezes (2013), Corbí (2014), Peter Berger (2000), Rudolf Otto (2017). Mircea Eliade (1982), Aragão (2021), Junqueira (2002), Xavier (2007), Peloso (2012), Comblin (1985), Bogo (2002), Gutiérrez 1984), Lage (2015), entre outros/as. A metodologia de abordagem qualitativa foi considerada a partir do método do Caso Alargado, tecido por Boaventura de Sousa Santos (1983). A coleta de dados se deu apoiada nas entrevistas semiestruturadas, na observação participante e na escrita do diário de campo construída no Assentamento Normandia de Caruaru-PE. Com a Análise de Conteúdo de Bardin (1977), efetivamos a organização e a análise dos dados. Com o contributo das realidades constatadas e estudadas, pudemos fazer as seguintes inferências: O MST contribui nas vivências do Ensino Religioso, inspirando-nos uma Antropologia do Sensível/Militante; a compreensão do Sagrado Libertador como critério de um Ensino Religioso humanizador e a Mística enquanto vivência ritualizada do ser humano preenche de sentidos de ser e de viver em busca de transformação social e de emancipação dos sujeitos em relação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino religioso | pt_BR |
dc.subject | Mística | pt_BR |
dc.subject | Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | MST | pt_BR |
dc.title | Ensino religioso (re)visitado a partir da mística do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) : contribuições de base epistemológica | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4351798194272677 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0104022108712505 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This master's dissertation is linked to the Graduate Program in Contemporary Education, at the Federal University of Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (PPGEDUC/UFPE–CAA), in the line of research: Education and Diversity. Faced with the school scenario where legislation and customary pedagogical practices limit Religious Education, treating it only under the religious aegis, markedly disconnected from vital processes, we ask ourselves: How can the mystique of the Landless Rural Workers Movement - MST collaborate with Religious Education? This epistemic concern motivated the realization of this scientific production that aimed to understand the processes of Religious Education and the possible contributions of the mystique of the Landless Rural Workers Movement to this curricular component. We seek, theoretically, to identify religious and non-religious sacred elements present in the experience of human beings, to highlight Religious Teaching from a secular perspective, its historical path and respective legal frameworks and, finally, to analyze the constituent elements of the MST's mystique along with its founding principles and mobilizing force, and their contributions to Religious Education. Menezes (2013), Corbí (2014), Peter Berger (2000), Rudolf Otto (2017) helped us in this theoretical-methodological path. Mircea Eliade (1982), Aragão (2021), Junqueira (2002), Xavier (2007), Peloso (2012), Comblin (1985), Bogo (2002), Gutiérrez 1984), Lage (2015), among others. The qualitative approach methodology was considered from the Extended Case method, created by Boaventura de Sousa Santos (1983). Data collection was supported by semi-structured interviews, participant observation and writing of the field diary built in the Normandia Settlement of Caruaru-PE. With Bardin's Content Analysis (1977), we carried out the organization and analysis of the data. With the contribution of the realities observed and studied, we were able to make the following inferences: The MST contributes to the experiences of Religious Education, inspiring us with an Anthropology of the Sensitive/Militant; the understanding of the Sacred Liberator as a criterion of a humanizing Religious Teaching and Mystique as a ritualized experience of the human being fills with meanings of being and living in search of social transformation and emancipation of the subjects in relation. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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