Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47575
Comparte esta pagina
Título : | O profissional da arqueologia enquanto educador e mediador cultural: reflexões sobre as práticas da atuação social da pessoa Arqueóloga na educação em museus. |
Autor : | SANTOS, Eduardo Lira dos |
Palabras clave : | Arqueologia Pública; Educação Museal; Educação Patrimonial; Profissionalização da Arqueologia |
Fecha de publicación : | 27-may-2022 |
Resumen : | A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre o papel dos profissionais em arqueologia enquanto comunicador e educador, especificamente no contexto da educação não-formal. Adotou-se o contexto do museu enquanto espaço de possibilidade de atuação profissional. Para isto, a monografia enumera e inter-relaciona as discussões presentes nos campos da Arqueologia Pública, Educação Patrimonial e Educação Museal em torno da profissionalização da arqueologia e faz uma análise dos dados obtidos por um questionário direcionado à comunidade arqueológica e para não-arqueólogos/as/ues. As respostas ao questionário mostram que o tema é de interesse para estudantes e profissionais e que existe uma pequena parcela que atuam ou já atuaram em educação em museus. Para os estudantes de arqueologia, percebeu-se que estagiar em um setor educativo de um museu é uma oportunidade de aprendizado, de praticar habilidades com o público e de acesso à ocupações renumeradas durante sua formação acadêmica. Já para o público não-arqueólogo, é predominante a ideia de que haja uma formação curricular na área da Educação para esta atuação, observando-se uma tensão quando se traz o aspecto da profissionalização. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47575 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Arqueologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Eduardo Lira dos Santos.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons