Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47491

Compartilhe esta página

Título: A vivência de jogos e brincadeiras em praças e parques públicos do Município de Vitória de Santo Antão em tempos da pandemia do COVID-19
Autor(es): MONTE, Stheffany Júlia Alves do
Palavras-chave: brincar; praças; parques públicos; pandemia; COVID-19
Data do documento: 4-Nov-2022
Citação: MONTE, Stheffany Júlia Alves do. A vivência de jogos e brincadeiras nas praças e parques públicos do Município de Vitória de Santo Antão em tempos de pandemia da COVID-19. 2022. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: A infância é uma fase crucial para o desenvolvimento humano, onde as brincadeiras vivenciadas nessa faixa etária nos espaços públicos de lazer contribuem para o desenvolvimento de habilidades motoras, sociais e cognitivas. As praças e parques públicos além de desenvolver o papel de socialização, mostram-se de grande importância para o desenvolvimento infantil, nas habilidades motoras, cognitivas e psicológicas através do brincar. Mas, o cenário atual vivenciado pela pandemia acarretou no distanciamento da população a esses espaços, resultando em uma nova configuração de vivenciar o brincar. Com a flexibilização das medidas de contenção ao vírus da COVID-19, já é possível observar o acesso da população do Município de Vitória de Santo Antão as praças e parques públicos da cidade. Sendo assim o trabalho tem como objetivo, registrar as características e singularidades da vivência cotidiana de jogos e brincadeiras por crianças em praças e parques públicos da cidade de Vitória de Santo Antão durante a flexibilização das medidas de restrições impostas pela pandemia da COVID-19. Através de um estudo exploratório descritivo, analítico. Realizando a seleção de duas praças do Município de Vitória de Santo Antão, e posteriormente começar dez sessões de observações nas respectivas praças escolhidas, onde cada sessão terá duração de trinta minutos. Foi possível observar que o comportamento do brincar estava atrelado à utilização dos equipamentos de lazer infantil presentes nas praças tais como: balanços, gangorras e escorregadores, e a repetições de algumas ações foi notório como, pega-pega, brincar com equipamentos pessoais (skate, patinete, carrinhos). E em relação a problemática da COVID-19, não atrapalhou de forma significativa o desenvolvimento dessas ações do brincar pelo público infantil nos espaços das praças.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47491
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Final, Stheffany Júlia.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons