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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47487

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIRA, André Felipe de Araujo-
dc.contributor.authorXIMENES, Rebeca Esther da Justa-
dc.date.accessioned2022-11-10T16:53:16Z-
dc.date.available2022-11-10T16:53:16Z-
dc.date.issued2022-10-07-
dc.date.submitted2022-11-09-
dc.identifier.citationJUSTA XIMENES, Rebeca Esther da. Efeito de estradas sobre a diversidade de aranhas de sub-bosque na Mata Atlântica nordestina. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Biológicas Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47487-
dc.description8.5pt_BR
dc.description.abstractA construção de rodovias tem o potencial de impactar na fauna através da formação de novos ambientes de borda. Contudo, estudos mensurando o efeito das rodovias são focados nos vertebrados, deixando uma lacuna no táxon com maior diversidade do planeta, os invertebrados. Dentro do grupo dos invertebrados, a maioria dos estudos que investigam os efeitos ecológicos das estradas sobre os artrópodes se concentra apenas em espécies individualmente, enquanto que assembleias inteiras são pouco estudadas. Em vista disso, no presente estudo avaliamos o efeito da intensidade do tráfego em rodovias sobre a diversidade de aranhas de sub-bosque em um remanescente de Mata Atlântica situado no Centro de Instrução Marechal Newton Cavalcanti, Pernambuco. As coletas foram feitas durante os meses de maio a julho de 2022 ao longo de duas estradas com diferentes intensidades de tráfego (uso constante e em desuso). Ambas as áreas analisadas foram separadas em quadrantes (30m de comprimento por 10m de largura) espaçados entre si por 20m, sendo seis em cada estrada e doze por mês, totalizando trinta e seis ao final de todas as coletas. Nas duas áreas, as aranhas foram coletadas a uma distância de 10m entre a borda e a estrada. Todos os arbustos com até 1.5 m de altura localizados no interior de cada quadrante foram amostrados através de guarda-chuva entomológico (30 cm x 30 cm). Os parâmetros analisados foram abundância, riqueza e funcionalidade (guildas). No total foram coletadas 1.658 aranhas, com um número maior de indivíduos ocorrendo na estrada com tráfego intenso (n = 931) quando comparado com a estrada em desuso (n = 685). Foram identificadas 24 famílias e 317 morfoespécies. A distribuição das espécies se deu mais na área da estrada de tráfego constante, com 65 morfoespécies de 22 famílias, e na estrada em desuso foram 44 morfoespécies de 19 famílias. As famílias Araneidae e Theriididae foram as dominantes em ambas as áreas, perfazendo 78% do total coletado. Em relação as guildas, seu N = 957 para a estrada de tráfego constante e N = 701 para a estrada em desuso. Foram identificadas sete ao todo, com a dominância entre os locais se destacando entre aranhas tecelãs orbiculares e espaciais, as caçadoras por emboscada também se destacaram, porém, na rodovia de tráfego constante. Os resultados mostram que, as diferentes intensidades de tráfego nas estradas do fragmento não impactaram negativamente a diversidade taxonômica entre as aranhas de sub-bosque e também não foram encontradas diferenças nas guildas das aranhas entre os dois locais.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFloresta tropicalpt_BR
dc.subjectFragmentaçãopt_BR
dc.subjectEcologia de estradaspt_BR
dc.subjectAracnídeospt_BR
dc.titleEfeito de estradas sobre a diversidade de aranhas de sub-bosque na Mata Atlântica nordestinapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMOURA, Geraldo Jorge Barbosa de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7178132293289394pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2847188027190113pt_BR
dc.description.abstractxThe construction of highways has the potential to impact fauna through the formation of new edge environments. However, studies measuring the effect of highways are focused on vertebrates, leaving a gap in the most diverse taxon on the planet, the invertebrates. Within the invertebrate group, most studies investigating the ecological effects of roads on arthropods focus only on individual species, while entire assemblages are poorly studied. In view of this, in the present study we evaluated the effect of road traffic intensity on the diversity of understory spiders in an Atlantic Forest remnant located at the Marechal Newton Cavalcanti Instruction Center, Pernambuco. Samples were collected from May to July 2022 along two roads with different traffic intensities (constant use and disuse). Both analyzed areas were separated into quadrants (30m long by 10m wide) spaced 20m apart, six on each road and twelve per month, totaling thirty-six at the end of all collections. In both areas, the spiders were collected at a distance of 10m between the edge and the road. All shrubs up to 1.5 m tall located within each quadrant were sampled using an entomological umbrella (30 cm x 30 cm). The parameters analyzed were abundance, richness and functionality (guilds). In total, 1,658 spiders were collected, with a greater number of individuals occurring on the road with heavy traffic (n = 931) when compared to the road in disuse (n = 685). 24 families and 317 morphospecies were identified. The distribution of species was more in the area of the constant traffic road, with 65 morphospecies from 22 families, and in the disused road there were 44 morphospecies from 19 families. The families Araneidae and Theriididae were dominant in both areas, making up 78% of the total collected. Regarding guilds, its N=957 for the constant traffic road and N=701 for the disused road. Seven were identified in all, with the dominance between the sites standing out between orbicular and space weaver spiders, the ambush hunters also stood out, however, on the constant traffic highway. The results show that the different traffic intensities on the roads of the fragment did not negatively impact the taxonomic diversity among the understory spiders and no differences were found in spider guilds between the two locations.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicas::Zoologiapt_BR
dc.degree.departamentZoologiapt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1348666346504103pt_BR
dc.identifier.orcid0000000169008906pt_BR
Aparece en las colecciones: (CB) - TCC - Ciências Biológicas (Bacharelado)

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