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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47481
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALCOFORADO, Dra. Renata Gomes | - |
dc.contributor.author | LIMA, João Henrique Martins | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T13:33:39Z | - |
dc.date.available | 2022-11-10T13:33:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-09 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, João Henrique Martins. Aplicação de machine learning para apostas esportivas: uso de regressão logística, SVM, árvore de decisão e Naive Bayes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Atuariais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47481 | - |
dc.description.abstract | As práticas esportivas surgiram de atividades visando lazer e entretenimento, com o passar dos anos surgiu também um interesse econômico, e uma das ramificações é a aposta esportiva, cujo primeiro relato remonta aos Jogos Olímpicos da Antiguidade na época da Grécia antiga. Com o desenvolvimento da tecnologia e o advento da internet, as informações, os resultados, e o interesse pelo esporte e pelas apostas aumentaram, sendo possível fazer diferentes tipos de apostas em variados esportes. O futebol, por exemplo, influencia a vida de 3,5 bilhões de pessoas no mundo todo e é preferência nas apostas dos brasileiros. No Brasil entre 2018 e 2022 mesmo com a pandemia da Covid-19 o mercado local de apostas saiu de 2 bilhões de reais em movimentação para 7 bilhões, enquanto o mercado global foi avaliado no ano de 2020 em 59,6 bilhões de dólares, podendo chegar em 127,3 bilhões em 2027. O presente trabalho pretende gerar previsões dos resultados de jogos de futebol a partir de quatro métodos de machine learning e cinco ligas nacionais de futebol, com o objetivo de identificar qual a melhor combinação de método e liga que gera maior nível de assertividade nas previsões, além de verificar se com uma série de dados mais longa é possível obter uma melhoria na assertividade das previsões. Para tanto, desenvolvemos códigos, na linguagem de programação python, abordando quatro técnicas de machine learning: regressão logística, SVM, árvore de decisão e Naive Bayes. Utilizamos dados de cinco ligas nacionais de futebol: Brasil, Inglaterra, Itália, Espanha e França, com uma divisão dos dados para as 5 e as 10 últimas temporadas completas para efeito de comparação de resultados. Como resultado, foi possível observar que ao utilizar dados de 5 temporadas a melhor combinação foi aplicar regressão logística na Premier League e para 10 temporadas aplicar regressão logística ou SVM na Serie A, já que ambos tiveram mesmo desempenho. Quanto à comparação entre dados de 5 versus 10 temporadas houve ganhos em 3 das 5 ligas em relação às assertividades das previsões. | pt_BR |
dc.format.extent | 54 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Apostas esportivas | pt_BR |
dc.subject | Futebol | pt_BR |
dc.subject | Machine learning | pt_BR |
dc.subject | Previsão | pt_BR |
dc.subject | Regressão logística | pt_BR |
dc.title | Aplicação de machine learning para apostas esportivas: uso de regressão logística, SVM, árvore de decisão e Naive Bayes | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2445585772265312 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Sports practices emerged from activities aimed at leisure and entertainment, over the years an economic interest has also emerged, and one of the ramifications is sports betting, whose first report dates back to the Olympic Games of Antiquity at the time of ancient Greece. With the development of technology and the advent of the internet, information, results, and interest in sports and betting have increased, making it possible to place different types of bets on various sports. Football, for example, influences the lives of 3.5 billion people around the world and is preferred in betting by Brazilians. In Brazil, between 2018 and 2022, even with the Covid-19 pandemic, the local betting market went from 2 billion reais in movement to 7 billion, while the global market was valued in 2020 at 59.6 billion dollars, being able to reach 127.3 billion in 2027. The present work intends to generate predictions of the results of soccer games from four machine learning methods and five national soccer leagues, in order to identify the best combination of method and league that generates a higher level of assertiveness in forecasts, in addition to verifying whether with a longer data series it is possible to obtain an improvement in the assertiveness of forecasts. For that, we developed codes, in the python programming language, approaching four machine learning techniques: logistic regression, SVM, decision tree and Naive Bayes. We used data from five national football leagues: Brazil, England, Italy, Spain and France, with a breakdown of the data for the last 5 and 10 complete seasons for the purpose of comparing results. As a result, it was possible to observe that when using data from 5 seasons the best combination was to apply logistic regression in the Premier League and for 10 seasons to apply logistic regression or SVM in Serie A, since both had the same performance. As for the comparison between data from 5 versus 10 seasons, there were gains in 3 of the 5 leagues in relation to the assertiveness of the forecasts. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Probabilidade e Estatística | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Ciências Atuariais | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciências Atuariais |
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