Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47443

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBracchi, Daniela Nery-
dc.contributor.authorSILVA, Debora Teixeira dos Anjos-
dc.contributor.authorBRACCHI, Daniela Nery-
dc.date.accessioned2022-11-09T13:04:22Z-
dc.date.available2022-11-09T13:04:22Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.date.submitted2022-11-08-
dc.identifier.citationSILVA, Debora Teixeira dos Anjos; BRACCHI, Daniela Nery. FOTOGRAFIA POST-MORTEM: anotações sobre memória e modos de representação. 2022. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Design, Núcleo de Design e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47443-
dc.description.abstractEste artigo busca investigar, no contexto analógico e digital, os sentidos das presenças de pessoas falecidas em fotografias, a partir de metodologia bibliográfica e analítica. Nos estudos bibliográficos abordamos os usos talismânicos das fotos, as relações metafóricas entre fotografia e morte, a função memorial fotográfica e seu papel na contemporaneidade. Na análise, associamos os conceitos semióticos dos valores das imagens através do plano da expressão e conteúdo, com os de interações culturais às quais essas imagens intermediam. Expandindo a análise, assimilamos ponderações antropológicas sobre imagens, luto coletivo e sociedade. Constatou-se que imagens post-mortem possuem padrões semânticos capazes de uma vasta ampliação da ideia da pessoa morta no seio da vida social, conquistando ainda um importante lugar de luto na cultura atualpt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectFotografia post-mortempt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.titleFOTOGRAFIA POST-MORTEM: anotações sobre memória e modos de representação.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5151447645966588pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6149456459123478pt_BR
dc.description.abstractxThis article seeks to investigate, in the analogical and digital context, the meanings of the presence of deceased people in photographs, based on bibliographic and analytical methodology. In the bibliographic studies, we approach the talismanic uses of photos, the metaphorical relations between photography and death, the photographic memorial function and its role in contemporary times. In the analysis, we associate the semiotic concepts of the values of images through the plane of expression and content, with those of cultural interactions to which these images mediate. Expanding the analysis, we assimilate anthropological considerations about images, collective mourning and society. It was found that post-mortem images have semantic patterns capable of a vast expansion of the idea of the dead person in the heart of social life, still conquering an important place of mourning in today's culture.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6372-8651pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3247-0202pt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Debora Teixeira dos Anjos Silva.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons