Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47436

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Mércia Patrícia Pereira-
dc.contributor.authorSANTOS, Mariana Ramalho dos-
dc.date.accessioned2022-11-08T23:18:24Z-
dc.date.available2022-11-08T23:18:24Z-
dc.date.issued2022-10-05-
dc.date.submitted2022-11-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47436-
dc.description.abstractEm 18 de dezembro de 2018, foi publicada a Resolução Nº 7, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE), constando no seu Art. 4º que “as atividades de Extensão (Universitária) devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos”. Neste sentido, os cursos de graduação vêm trabalhando para a implementação da curricularização da Extensão nos seus Projetos Pedagógicos de Curso. No presente Trabalho de Conclusão de Curso será relatado um estudo de caso de projeto (Biologia nos bairros) criado para fomentar a implementação da curricularização da Extensão no curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. Ademais, será apresentada uma avaliação dos discentes envolvidos nas ações de Extensão e, particularmente, será abordado um relato de experiência da autora como discente participante da experiência da curricularização da Extensão na graduação. Para tanto, foram realizadas entrevistas com a Coordenação do Curso e análise de formulários preenchidos pelos discentes participantes das ações de Extensão. Quanto ao corpo discente, a adesão para responder o formulário foi baixa, somente 11,19% de um total de 143 alunos dos quatro períodos convidados; dentre eles, cinco do semestre de 2020.1 (33,3%), dois de 2020.2 (13,3%), cinco de 2021.1 (33,3%) e quatro de 2021.2 (26,7%). De forma geral, a experiência da implementação de ações de Extensão no curso de Bacharelado em Ciências Biológicas foi considerada proveitosa pelos docentes e discentes, sendo fundamental para formar futuros biólogos em profissionais mais completos e competentes.pt_BR
dc.format.extent82p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurricularizaçãopt_BR
dc.subjectProjeto de Extensãopt_BR
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.subjectAções de Extensãopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleImplementação de ações curriculares de extensão no curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, UFPE: estudo de caso e relato de experiência no projeto “Biologia nos Bairros”pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coPAIVA, Patrícia Maria Guedes-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0809239562701954pt_BR
dc.description.abstractxOn December 18, 2018, it was published the Resolution No. 7, of the Chamber of Higher Education of the National Education Council (CES/CNE), stating in its Article 4 that "the (University) Extension activities must make up, at least, 10% (ten percent) of the total curricular student workload of undergraduate courses, which must be part of the curricular matrix of the courses". In this sense, the undergraduate courses have been working to implement the curricularization of Extension in their Pedagogical Course Projects. In this Course Conclusion Paper, a case study of a project (Biology in the neighborhoods) created to foster the implementation of the curricularization of the Extension in the Bachelor of Biological Sciences course at the Federal University of Pernambuco will be reported. In addition, an evaluation of the students involved in Extension actions will be presented and, in particular, an experience report of the author as a student participating in the experience of curricularization of Extension in the undergraduate course will be addressed. To this end, interviews were conducted with the Course Coordination and analysis of forms filled out by students participating in Extension actions. As for the student body, adhesion to answer the form was low, only 11.19% of a total of 143 students from the four periods invited; among them, five from the semester of 2020.1 (33.3%), two from 2020.2 (13.3%), five from 2021.1 (33.3%) and four from 2021.2 (26.7%). In general, the experience of the implementation of Extension actions in the Bachelor's Degree in Biological Sciences was considered fruitful by teachers and students, being fundamental to form future biologists into more complete and competent professionals.pt_BR
dc.degree.departament::NÃO SE APLICApt_BR
dc.degree.graduation::CB-Curso de Bacharelado em Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2885145995086459pt_BR
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARIANA CORRIGIDOM2_BIBLIOTECA.pdf3,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons