Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47287

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Magna do Carmo-
dc.contributor.authorSILVA, Andréa Duarte da-
dc.date.accessioned2022-10-27T13:14:27Z-
dc.date.available2022-10-27T13:14:27Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.citationSILVA, Andréa Duarte da. O proler e sua relação com as práticas sistemáticas significativas de alfabetização: pressupostos teóricos, orientações e narrativas sobre as práticas de ensino e de avaliação da leitura e da escrita. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47287-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo investigar os pressupostos teóricos e as orientações contidas no Programa de Letramento do Recife (Proler), as narrativas sobre as práticas de alfabetização de professoras alfabetizadoras na vivência desse programa e sua relação com o desenvolvimento de práticas sistemáticas significativas para o ensino e a avaliação da escrita e da leitura em escolas da Rede Municipal do Recife, na perspectiva da alfabetização e letramento. Nosso referencial teórico dialogou com alguns autores que abordam a alfabetização e o letramento (TFOUNI, 2005; SOARES, 2009); práticas sistemáticas significativas (MAINARDES, 2018); saberes e práticas docentes, ensino e avaliação segundo as contribuições de Tardif (2013), Chartier (2007) e Varjal (2007); políticas educacionais Mainardes (2016), entre outros. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, na perspectiva narrativa, e se configurou como um estudo de caso. Como campo empírico, tivemos uma escola municipal que se destacou com o desenvolvimento das orientações propostas pelo Programa e como participantes, três professoras alfabetizadoras (uma delas gestora) que se envolveram com o Proler nos anos de 2017 a 2019, participaram das formações e das produções dos materiais, desenvolveram as orientações e ações e obtiveram resultados positivos em suas turmas. Para a construção dos dados, utilizamos como instrumentos a análise documental com base nos documentos referentes ao Programa (Decreto e os cadernos pedagógicos) e a entrevista episódica. Na análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2011) para analisar os documentos e para as narrativas, construídas pela entrevista episódica, adotamos a análise das narrativas de Labov (1997) e, como complemento, as contribuições de Flick (2013). Os resultados do estudo evidenciaram que o Proler oportunizou o desenvolvimento de práticas sistemáticas significativas no que se refere ao ensino e à avaliação da escrita e da leitura, por meio do conjunto de ações junto aos docentes e das orientações didáticas e pedagógicas contidas nos documentos, embora a ênfase no ensino da escrita tenha sobressaído ao da leitura, assim como se sobressaiu o ensino da avaliação. Nas narrativas construídas pelas participantes, percebemos que o Programa contribuiu para auxiliá-las quanto ao fazer docente por meio do exercício reflexivo e comprometido em oportunizar situações significativas e sistemáticas de aprendizagens. Desta forma, esperamos que os resultados dessa pesquisa favoreçam para o aprofundamento do debate sobre as práticas sistemáticas significativas construídas por professoras alfabetizadoras para o ensino e a avaliação da escrita e da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, que permitam viabilizar ações cada vez mais comprometidas com as possibilidades de acompanhamento e de intervenção que contribuam para que os/as estudantes se apropriem de conhecimentos por meio de ações contextualizadas e significativas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.subjectEnsino e avaliaçãopt_BR
dc.subjectEscrita e leiturapt_BR
dc.subjectPráticas sistemáticas – programa municipalpt_BR
dc.titleO proler e sua relação com as práticas sistemáticas significativas de alfabetização : pressupostos teóricos, orientações e narrativas sobre as práticas de ensino e de avaliação da leitura e da escritapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7165025297991621pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1498938229208458pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe present study aimed to investigate the theoretical assumptions and guidelines contained in the Literacy Program of Recife (Proler), the narratives about literacy practices of literacy teachers in the experience of this program and their relationship with the development of significant systematic practices for teaching. and the evaluation of writing and reading in schools of the Municipal Network of Recife, from the perspective of literacy and literacy. Our theoretical framework dialogued with some authors who approach literacy and literacy (TFOUNI, 2005; SOARES, 2009); significant systematic practices (MAINARDES, 2018); teaching knowledge and practices, teaching and evaluation according to the contributions of Tardif (2013), Chartier (2007) and Varjal (2007); educational policies Mainardes (2016), among others. The research adopted a qualitative approach, in the narrative perspective, and was configured as a case study. As an empirical field, we had a municipal school that stood out with the development of the guidelines proposed by the Program and as participants, three literacy teachers (one of them a manager) who were involved with Proler in the years 2017 to 2019, participated in the training and productions materials, developed guidelines and actions and obtained positive results in their classes. For the construction of the data, we used as instruments the documental analysis based on the documents referring to the Program (Decree and the pedagogical notebooks) and the episodic interview. In the data analysis, we used Bardin's (2011) content analysis to analyze the documents and for the narratives, built by the episodic interview, we adopted the analysis of the narratives of Labov (1997) and, as a complement, the contributions of Flick (2013). The results of the study showed that Proler provided the opportunity for the development of significant systematic practices with regard to teaching and assessment of writing and reading, through a set of actions with teachers and the didactic and pedagogical guidelines contained in the documents, although the emphasis on teaching writing has prevailed over reading, as has the teaching of assessment. In the narratives built by the participants, we noticed that the Program contributed to helping them in the teaching profession through a reflective exercise committed to providing opportunities for significant and systematic learning situations. In this way, we hope that the results of this research favor the deepening of the debate on the significant systematic practices built by literacy teachers for teaching and evaluating writing and reading in the early years of Elementary School. In addition, they allow enabling actions that are increasingly committed to the possibilities of monitoring and intervention that contribute to the students' appropriation of knowledge through contextualized and meaningful actions.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Andréa Duarte da Silva.pdf4,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons